Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Leandro Mazzini Fogueira eleitoral

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

A campanha nem começou e o Nordeste – com colégio eleitoral que pode decidir a eleição – já entrou na agenda dos presidenciáveis. Mal Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas, indicou que vai pisar em alguns Estados, o staff do Palácio do Planalto correu em viagens precursoras. O presidente Jair Bolsonaro confirmou para os prefeitos que vai visitar Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) no mesmo dia 24 – o dia de São João. As duas cidades disputam há décadas o título de “maior festa junina de São João do mundo”. Para evitar ciumeira e não perder eleitores, Bolsonaro vai aparecer nas duas, evidentemente.

Belém em 2 rodas

Bolsonaro também vai visitar a região Norte, que agora ganhou as atenções da mídia mundial, com a confirmação da morte trágica de Dom Philips e de Bruno Pereira. Mas quer passar longe de Manaus, foco das investigações. Vai descer em Belém neste fim de semana para uma motociata programada por aliados.

Viola desafinou feio

A oposição ao Governo rastreia há semanas o dinheiro de caras emendas parlamentares de deputados bolsonaristas, que bancariam esses shows milionários de sertanejos pagos por prefeituras. Porém achou um problema geral: a oposição também usa esse artifício. Os shows, aliás, foram cancelados, mas por contrato ninguém desafina a viola. O cantor ou recebe a multa (também alta) ou o restante do cachê. O que muitos prefeitos estão fazendo é apenas adiando as apresentações. E esperando a poeira baixar.

Pé na areia

O PT está tão confiante na eventual vitória de Lula da Silva para presidente que o marqueteiro Sidônio Pereira ganhou uma folga. Curte o feriadão no litoral sul da Bahia – será o único antes da pauleira da eleição. Sidônio já manda muito no staff no entorno de Lula, apadrinhado por Fernando Haddad (seu cliente na campanha de 2018) e pelo conterrâneo Jaques Wagner.

Mansões al mare

A situação anda feia para quem peitou a legislação ambiental pensando que dinheiro e poder são aliados da impunidade. O Ministério Público Federal pediu, a Justiça Federal acolheu e sete mansões avaliadas em mais de R$ 50 milhões podem ser derrubadas em Trancoso, em Porto Seguro. A turma conseguiu uma liminar e ganhou prazo de 45 dias – não se sabe se para preparar a reza ou mostrar documentos que garantam a trava no trator na porta.

Seu imposto

A alíquota efetiva do IR pago por 1% dos mais ricos foi de 5,25% em 2019, enquanto a classe média pagou mais do que o dobro. A maior parte da renda dos milionários é de lucros e dividendos, não tributados no Brasil. Este desequilíbrio é a alma do livro “Progressividade tributária e crescimento econômico”, com textos organizados pelo professor Manoel Pires, coordenador do Observatório de Política Fiscal. A obra financiada pela Samambaia Filantropias reúne estudos de Rodrigo Orair, Nelson Barbosa e Debora Freire, entre outros.

ESPLANADEIRA

#Artista plástica Melinda Garcia apresenta até dia 7 de julho exposição ‘Arte é Investimento (no ser humano)’, no Shopping Cassino Atlântico (RJ).

#Festival Wine Barra acontece em julho, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio.

#Cantor Marcelo Del Rio e Os Empenhados apresentam em julho show “Rei da Cocada Preta”, em São Paulo.

#Artista plástica carioca Deborah Netto abre hoje exposição ‘De-lírios’, no Centro Cultural Correios RJ.

* Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Leandro Mazzini

Rejeição
Linha cruzada
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar

Colunistas Neo problema

Colunistas Tribunal amigão?

Colunistas Bloco do Vai dar M.

Colunistas E a minha chapa