Segunda-feira, 06 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 19 de junho de 2022
Segundo o presidente do TSE, Edson Fachin, a reunião vai acontecer nesta segunda-feira (20).
Foto: Carlos Moura/SCO/STFO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu o último ofício enviado pelo Ministério da Defesa ressaltando um “valioso suporte” prestado pelas Forças Armadas e indicando uma reunião para ampliar o diálogo. A Defesa cobrava do Tribunal Superior Eleitoral um encontro técnico após desgastes entre as partes envolvidas. Segundo o presidente do TSE, Edson Fachin, a reunião vai acontecer nesta segunda-feira (20).
Na última semana, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou um ofício solicitando o diálogo das equipes técnicas das Forças Armadas e do Tribunal para diminuir, segundo ele, “eventuais divergências” que surgiram com os trabalhos da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e debater propostas dos militares.
Fachin respondeu com um novo ofício, reiterando “o convite feito ao ilustre representante indicado das Forças Armadas para a reunião da Comissão de Transparência Eleitoral e do Observatório de Transparência das Eleições”, nesta segunda.
O presidente do TSE esclarece no documento que “a grande maioria das sugestões apresentadas no âmbito da Comissão foram acolhidas”, pontua que outras opiniões podem ser acolhidas para as próximas eleições e finaliza ressaltando “o reconhecimento do Tribunal não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão, mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”.
Comissão
A Comissão de Transparência das Eleições foi criada pelo TSE para coletar recomendações de órgãos públicos e da sociedade civil, aprimorando o processo eleitoral. Ela é formada pela equipe técnica do Tribunal e por instituições que dão contribuições para garantir o bom andamento das eleições de forma democrática.
Em 2021, as Forças Armadas foram convidadas para integrar a CTE. Os militares encaminharam sete propostas à corte, mas Nogueira ponderou que até hoje o TSE não analisou esses pontos “por ter sinalizado que não pretende aprofundar a discussão”.
Fachin também causou desconforto entre alguns militares quando declarou que “quem trata de eleições são as forças desarmadas”.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
E você deveria se tratar em um hospício
Kkkkkk
Era só o que faltava. Nunca vi isso na minha vida! O Exercito deveria sim olhar Amazônia, isso sim é competência deles e nao fazem!
O Lula te deixou infeliz, te largou por outra e agora só te resta um chifre Petista na cabeça ĶKKKKKKKKK
Bom, se é para deixar o sujeitinho feliz, que se faça a vontade. Talvez dai ache outro motivo para ludibriar o povo…sujeitinho;;;
Eu confio nas urnas eletrônicas. Não confio é nos dedinhos do Fachin…kkkk
Quem libertou da cadeia, ao arrepio da lei e da Constituição criminosos de colarinho branco condenados e recondenados, para que estes bandidos voltassem à vida pública foram ministros do STF que fizeram e fazem parte do TSE…
Esse é o ponto!
Parecem mais perdidos q cachorro em tiroteio … ora aceitam as FA …ora não…