Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de setembro de 2022
Harry e William passaram dois anos sem aparecer em público juntos e nesta quarta (14) se reuniram pela segunda vez, em menos de uma semana, para prestar homenagens à rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta (8).
Harry abdicou de suas funções dentro da monarquia britânica em março de 2020, junto da esposa Meghan Markle. Com a decisão, o casal deixou de receber dinheiro público para cumprir deveres da coroa, perdeu os títulos de Vossa Alteza e o direito à proteção policial da Scotland Yard. Eles ainda mantêm os títulos de Duque e Duquesa de Sussex.
Apesar de ter renunciado aos privilégios da realeza, o príncipe Harry ainda permanece na fila de sucessão do trono britânico. Com a morte da avó, ele passa do sexto para o quinto lugar na fila da coroa.
O mesmo acontece com o príncipe Andrew, duque de York, que foi destituído de qualquer cargo oficial em janeiro deste ano após escândalos de abuso sexual. Ele é o oitavo na linha de sucessão do trono.
Mudança e entrevista
Harry e Meghan se mudaram para os Estados Unidos e protagonizaram polêmica ao revelar, em entrevista à Oprah Winfrey, que a família real teria expressado preocupações sobre o tom de pele de seu primeiro filho, Archie, quando Meghan ainda estava grávida.
A ex-atriz disse à Oprah que o Palácio de Buckingham queria mudar o protocolo real para que Archie não viesse a se tornar príncipe. De acordo com uma carta-patente emitida pelo rei George V em novembro de 1917, os netos do rei e da rainha recebem títulos, mas não os bisnetos.
Com a ascensão do rei Charles III, Archie e a irmã, Lilibet, agora têm direito aos títulos de príncipe e princesa.