Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Inflação acumulada em 2015 é a maior em 19 anos

Compartilhe esta notícia:

Previsão dos analistas para o IPCA em 2016 subiu de 7,25% para 7,29% (Foto: Banco de Dados)

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), passou de 0,54%  em setembro para 0,82% em outubro, informou nesta sexta-feira (06) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é o mais elevado para o mês desde 2002, quando atingiu 1,31%. No ano, o IPCA acumula alta de 8,52%, a maior para o período de janeiro a outubro desde 1996, quando ficou em 8,70%.

Em 12 meses, o indicador subiu para 9,93%, o mais elevado para o período desde 2003, quando chegou a 11,02%. De setembro para outubro, o que mais influenciou a alta de preços no País foram os combustíveis. O aumento foi de 6,09% e representou quase 40% na composição do IPCA. A gasolina, que teve seu reajuste de preços autorizado pela Petrobras no final de setembro, ficou, em média, 5,05% mais cara.

O BC informou recentemente que estima um IPCA de 9,5% para este ano. Segundo economistas, a alta do dólar e, principalmente, dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressionam o IPCA em 2015.

“O IPCA de outubro foi dominado pelos transportes, que é o segundo grupo de maior peso, logo depois dos alimentos. Eles [juntos] exerceram pressão muito forte [no mês], apesar da maioria dos grupos subir de um mês para o outro. Que a maioria está subindo é um fato, mas dentro dos transportes [o impacto] são os combustíveis, e nos alimentos, é o dólar impactando…e também tem a questão das chuvas”, analisou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índice de Preços do IBGE. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Idosa de 86 anos foi sequestrada por adolescentes e abandonada trancada em um carro
Lançado no Japão um travesseiro em formato de corpo feminino para que seus proprietários possam dormir abraçados
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar