Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política PSB gaúcho decide apoiar Lula e Eduardo Leite no segundo turno

Compartilhe esta notícia:

Vicente Bogo foi o candidato do partido após fracassar tentativa de chapa com o PT gaúcho. Opção do partido agora é "contra o bolsonarismo"

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Vicente Bogo foi o candidato do partido após fracassar tentativa de chapa com o PT gaúcho. Opção do partido agora é "contra o bolsonarismo". (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Adesão mais “intensa” à campanha presidencial de Lula (PT) e “apoio incondicional” à reeleição de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul. Estas são as conclusões da reunião realizada pelo PSB gaúcho na noite de terça-feira (4).

No plano nacional, o apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores é claro, já que o partido conta com o candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin. No Rio Grande do Sul, porém, os dois partidos não caminham mais tão juntos.

Beto Albuquerque

Beto Albuquerque chegou a ser lançado pelo PSB como candidato ao Palácio Piratini neste ano, e negociou por meses uma aliança com o PT. Caso obtivesse sucesso, repetiria regionalmente a aliança federal.

Com a negativa petista, Beto se retirou da disputa e o partido concorreu com Vicente Bogo ao governo estadual, e ele alcançou 0,27% dos votos válidos. Já Edgar Pretto (PT) acabou com 26,77% dos votos válidos, deixando de ir ao segundo turno pela diferença de 2.441 votos.

Apoio incondicional

No Rio Grande do Sul, a decisão foi por conceder “apoio incondicional” ao ex-governador e candidato à reeleição Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno. O anúncio foi feito às 14h desta quarta-feira (5), na sede do PSB em Porto Alegre. A lógica do apoio é igualmente na linha de derrotar o bolsonarismo, representado pelo candidato Onyx Lorenzoni (PL).

O partido fez parte da base aliada do primeiro mandato de Leite por um período. Tempos antes da eleição, se retirou para lançar suas candidaturas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

MDB divulga nota liberando diretórios para apoios no segundo turno
Sem atingir cláusula de barreira, seis partidos avaliam fusões
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar