Terça-feira, 07 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula fala em “recuperar a harmonia” após encontro com chefes do Legislativo e do Judiciário

Compartilhe esta notícia:

O presidente eleito destacou que não deve interferir no Congresso, e agradeceu ao Poder Judiciário pelo “comportamento” e pela “lisura” durante as eleições

Foto: Reprodução/CNN
(Foto: Reprodução/CNN)

Após passar o dia reunido com os presidentes da Câmara, do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em entrevista coletiva de imprensa que “é possível recuperar a harmonia entre os Poderes” no Brasil.

“Me candidatei com o compromisso de que é possível resgatar a cidadania do povo brasileiro, recuperar a harmonia entre os poderes e a normalidade da convivência entre as instituições brasileiras”, disse o petista no início da noite desta quarta-feira (9).

Lula destacou que o presidente não deve interferir no funcionamento do Congresso, assim como deputados e senadores não devem interferir nas ações do Executivo.

“Não cabe ao presidente da República interferir no funcionamento da Câmara e nem do Senado. Nós somos poderes autônomos. Nem eles interferem no nosso comportamento, nem nós no deles, e assim a sociedade vai viver tranquila e democraticamente”, colocou.

Ataques às instituições

Ao falar que quer resgatar a “normalidade” da convivência entre as instituições brasileiras, Lula disse que, durante o processo eleitoral de 2022, elas foram “atacadas, violentadas por uma linguagem nem sempre recomendável por algumas autoridades ligadas ao governo”.

Ele ainda agradeceu ao Poder Judiciário pelo “comportamento” e pela “lisura” durante as eleições, falando elogios à rapidez e segurança do sistema de urna eletrônica adotado no país.

Sobre os protestos que vêm acontecendo por apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a divulgação do resultado das urnas, no dia 2 de outubro, Lula disse que não têm “nem pé nem cabeça”.

“Essas pessoas que estão protestando, sinceramente, não tem por que protestar. Essas pessoas deveriam dar graças a Deus pela diferença ter sido menor do que aquilo que nós merecíamos ter de voto. É preciso detectar quem está financiando esses protestos que não têm pé nem cabeça”

Ele destacou que, durante o seu mandato, não haverá “tempo para vingança, para a raiva e para o ódio”. “O tempo é de governar”, colocou o presidente eleito.

Relação com o Congresso

Lula afirmou que pretende dialogar com o chamado centrão, sendo necessário “lidar com pessoas que pensam diferente”.

“O centrão é uma composição de vários partidos políticos que o PT tem que aprender a conversar, que o Alckmin tem que aprender a conversar, que eu tenho que aprender a conversar”, disse.

“Eu não enxergo dentro da Câmara e do Senado essa coisa de centrão; eu enxergo deputados que foram eleitos e que, portanto, nós vamos ter que conversar com eles para garantir as coisas que serão necessárias para melhorar a vida do povo brasileiro”, completou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
9 de novembro de 2022 22:39

So verdadeiros ESTADISTAS agem pelo bem de TODOS. Não usam artificios. Só diálogo e entendimento.Parabéns GRANDE PRESIDENTE DO BRASIL.

César Alexandre Jardim Marques
9 de novembro de 2022 22:49

Em que momento o Lula estava em desarmonia com o Poder (totalmente imparcial) Judiciário? Algumas reportagens são realmente desnecessárias..

Léo Hard P
9 de novembro de 2022 23:08

Kkk judiciario q é todo teu ne Ladrao tem mesmo q agradecer o STF senao tu jamais concorreria…

Valmir Endruweit
10 de novembro de 2022 00:46

Harmonia de Lula é “não me prendam mais e deixem eu roubar a vontade”, tudo será pacificado se não meterem investigação nos negócios do PT.

Valmir Endruweit
10 de novembro de 2022 00:48

O Brasil só será o primeiro país do mundo quando fizerem uma ttranfusão de povo, porque esse que está ai não dá para conviver mais.Eta povinho ignorante!!!!

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rossa
10 de novembro de 2022 11:35

Viuva Da Lava Jato?
Ten Prova que Erança
E Dinheiro de Robo?

Valmir Endruweit
10 de novembro de 2022 01:57

Gilmar libera grana roubada da laranja Marisa e Lula gasta com amante Janja recomeço da putaria esquerdista, ” sou do povo comerdor de calangos” ” Minha mãe era analfabeta” mas eu bebo vinhode 7 mil agarrfa, vivo como rei em um país de miseráveis, e trepo com jovens sociologas , que são verdadeiras cupins , agostam de um pau velho. TRANSFUSÃO DE POVO JÁ!!!

Juarez Fogliatto
10 de novembro de 2022 04:33

Político habilidoso, raposa velha na demagogia, mais liso do que poste encebado, Lula vai passeando pelos gabinetes de Brasília e semeando sua sementinha de pacificação e amor ao próximo, enquanto prepara-se para o momento certo de agir conforme suas idéias e em proveito próprio. Vamos aguardar para conferir.

Artur Borba
10 de novembro de 2022 10:44

Quando fala em.nao haver interferência de senado e Câmara já está preparando o golpe para mais um roubo

Fernando Garrido
10 de novembro de 2022 10:59

C
O
R
R
U
P
T
O

Jose Carlos Silveira
10 de novembro de 2022 11:50

Harmonia da corrupção…. o povo sentirá saudades do Bolsonaro… A mídia especializada utilizou a velha técnica do Goebbels; uma mentira repetida muitas vezes vira uma verdade…genocida, homofóbico, racista etcetera.

Vanderlei Ochoa
10 de novembro de 2022 12:09

A fixa dos golpistas ainda não caiu…que gente tosca e de fácil manipulação. Na alemanha dos anos 30-40 o povo de lá caiu no mesmo papo do mito de lá…que barbaridade chê…

Jose Lovatto
10 de novembro de 2022 12:15

Hospedado em Brasilia a R$ 6.550,00 a diaria da suite presidencial, busca harmonia com calheiros, Jadel, barbalho, Gleise, Aziz, Rui Costa… e vai, a lista e grande. Faltará dinheiro para tantos corruptos e ladroes.

Vanderlei Ochoa
10 de novembro de 2022 12:18

Os mgolpistas insistem…com adjuetivos toscos e superficiais…má quanta toscaria nessa gente, chê…tosco é apelido…..hahahahahahahahah

Alexandre de Moraes envia para a Justiça Federal do RJ investigações sobre Roberto Jefferson
China e Estados Unidos realizam encontro bilateral na COP27
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x