Sábado, 23 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 7 de março de 2023
Logo após participar de sobrevoo em área atingida por enxurrada no Litoral Norte gaúcho, o vice-governador Gabriel Souza se reuniu com representantes e moradores da região na tarde desta terça-feira (7). Ele detalhou as medidas adotadas desde o início da semana pela Defesa Civil Estadual e ouviu demandas de sete cidades que tiveram propriedades invadidas pela água ou mesmo destruídas, dentre outros estragos.
Souza conversou com os prefeitos, vereadores e líderes comunitários de Três Forquilhas e Itati, duas das mais afetadas – as demais são Dom Pedro de Alcântara, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia Três Cachoeiras. Ele estava acompanhado do coronel Luciano Boeira secretário da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, além do deputado estadual Luciano Silveira (MDB).
As ações incluem o fornecimento de materiais de primeira necessidade, tais como roupas, alimentos e artigos de higiene. “Também estamos planejando os próximos passos, que envolvem recuperação de estradas, pontes, escolas e outros espaços danificados. Já recebemos das prefeituras os decretos de emergência e vamos reconhecê-los para uma atuação mais rápida no que for preciso”, frisou o vice-governador.
A prefeita Loraci Loraci Klippel, de Três Forquilhas informou que as autoridades municipais da região ainda contabilizam os prejuízos com a enxurrada. “Estamos todos mobilizados para apoiar nossas comunidades e entender os reais impactos causados, então toda a contribuição do governo do Estado é bem-vinda”, acrescentou.
Gabriel Souza também manifestou pesar pela morte de uma moradora de Terra de Areia após o carro dela ser arrastado pela cheia do rio Três Forquilhas: “Trago aqui a minha solidariedade e a do governador Eduardo Leite à população do Litoral Norte. Estamos reunindo todos os esforços para apoiar a região e garantir rapidez na resolução dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas”.
De acordo com o comando da Defesa Civil, foram realizados resgates de pessoas até o início da madrugada desta terça. E os donativos já começaram a ser entregues. Quem quiser contribuir deve telefonar para (51) 3288-6781.
Encontro
Durante a manhã, Souza e Luciano Boeira haviam se reunido no Palácio Piratini com o governador Eduardo Leite para tratar da ajuda aos municípios atingidos pela enxurrada. Durante o encontro a Defesa Civil apresentou relatório informando o número de pessoas diretamente atingidas pela catástrofe no Litoral Norte, bem como uma estimativa inicial dos estragos, inclusive em estradas vicinais.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Os comentários estão desativados.