Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Recital Fronteira com Martim César & Oscar Massita e Duo Copla Alta do Uruguai ocorre em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Evento cultural marca a inauguração do Teatro Oficina do TSP

Foto: Elis Vasconcellos
Evento cultural marca a inauguração do Teatro Oficina do TSP. foto Elis Vasconcellos

Uma noite dedicada ao folclore uruguaio e fronteiriço. Esta é a proposta Recital FRONTEIRA de Martim César & Oscar Massita com Duo Copla Alta, do Uruguai nesta quinta-feira (30), às 19h, no Espaço Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Organizado pelo artista plástico, escritor e editor Alfredo Aquino, o evento contemplará também o lançamento do CD “Canciones que nacen del camino”, de Martim César & Oscar Massita, e, às 18h, a abertura da exposição de fotografias Fronteira, de Elis Vasconcellos e a sessão de autógrafos do livro F.A.C.A.S – Contos Escolhidos (Edições Ardotempo, 112 páginas). A programação integra a semana de inauguração do Teatro Oficina do TSP.

Evento cultural

Uma viagem musical que começará com uma abertura a cargo de um dos mais importantes cantores pampeanos do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Vasconcellos, com suas mais de 5 décadas de carreira, contando, nesse recital, com o acompanhamento do violonista gaúcho Marcello Caminha e com a participação especial do poeta e compositor fronteiriço Martim César. Em seguida, a música atravessará a linha divisória em direção ao Uruguai profundo, aquele de Osiris Rodrigues Castillos, de Romildo Risso, de Ruben Lena e de Los Olimareños.

Nessa noite, a travessia musical começará com um dos cantautores mais autênticos do Uruguai. Seu nome é Oscar Massitta e é um andarilho dos caminhos de sua pátria e do sul do Brasil.

Em seu trabalho Canciones que nacen del camino, parceria com Martim César, trabalho que será lançado nesse recital, registrou personagens e lugares da fronteira do departamento uruguaio de Cerro Largo, como a Posta del Chuy, uma pousada para diligências e uma ponte fundadas pelos bascos em 1855. Esse lugar é onde nasceu justamente um dos mais famosos cantores uruguaios, Tabaré Etcheverry.

Em seguida, será a vez de subir ao palco um dos números de folclore mais importantes do Uruguai na atualidade, Duo Copla Alta, sendo hoje o grupo de raiz que leva mais público nos festivais do país vizinho.

Em 2019 o duo ganhou o prêmio Charrua de Oro, máxima distinção musical para a música folclórica do Uruguai. Essa noite de música será precedida por uma exposição de imagens da fronteira, de Elis Vasconcellos, bem como pelo lançamento de um livro de contos coletivo, F.A.C.A.S, da Edições Ardotempo, de Alfredo Aquino, inspirado na escrita de Aldyr Garcia Schlee. O somatório de todos esses aportes culturais pretende trazer a fronteira, e o pampa gaúcho e uruguaio principalmente, para dentro do multipalco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Lucinha Lins explica por que decidiu posar nua
Príncipe Andrew estuda lançar biografia “explosiva”, segundo jornal britânico
https://www.osul.com.br/recital-fronteira-com-martim-cesar-oscar-massita-e-duo-copla-alta-do-uruguai-ocorre-em-porto-alegre/ Recital Fronteira com Martim César & Oscar Massita e Duo Copla Alta do Uruguai ocorre em Porto Alegre 2023-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar