Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2023
Um dos principais fatores para esta performance é o nível de inovação, aliada ao capital humano, infraestrutura e segurança jurídica
Foto: Maria Ana Krack/PMPAPorto Alegre lidera o ranking das melhores cidades do País para fazer negócios, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios 2022 do Ministério da Economia e é a segunda melhor capital brasileira para empreender, conforme estudo realizado no ano passado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e pela Endeavor.
Um dos principais fatores para esta performance é o nível de inovação, aliada ao capital humano, infraestrutura e segurança jurídica. O ponto de partida para transformar Porto Alegre em uma cidade inovadora, na avaliação do secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, foi a criação do Pacto Alegre, em 2017, movimento voltado a tornar a cidade um ecossistema de inovação de classe mundial e que possui 24 projetos prioritários.
Além disto, foi criado em 2022 o Fórum de Gestores de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre e o Fórum de Direito Digital e Inovação de Porto Alegre para fomentar a inovação e atrair e reter starups.