Segunda-feira, 21 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula abandona Marina Silva em negociação sobre esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente

Compartilhe esta notícia:

Programa prevê R$ 730 milhões para 70 municípios da região amazônica. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O Palácio do Planalto deixou a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) à própria sorte ao negociar a reestruturação da Esplanada. A prioridade da articulação política do presidente Lula foi empenhar todos os esforços para salvar o núcleo palaciano e as pastas chefiadas pelo PT, como Casa Civil e Desenvolvimento Agrário.

A orientação dos líderes do governo na Câmara e no Senado foi para aceitar o texto proposto pelo relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O parecer minguou a pasta de Marina. Tirou dela o poder sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Agência Nacional de Águas (ANA). As alterações foram avalizadas pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve com Isnaldo na véspera da deliberação.

A Rede Sustentabilidade disse, em nota, que repudia “qualquer iniciativa que retire atribuições fundamentais ao Ministério”. Mas evitou críticas a Lula. “Reafirmamos nossa confiança na liderança da Ministra Marina Silva no MMA e do Presidente Lula para conduzir os desafios ambientais do País.”

O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc diz que o presidente Lula precisa respaldar a decisão do Ibama de impedir a exploração de petróleo no Rio Amazonas. “Marina Silva é ‘indemissível’ para o Governo e não terá como ser detonada por Lula.”

Com Marina fritada pelo governo, o ex-senador Jorge Viana (PT) vira opção para a vaga. Para o cargo de ministro, não é obrigatório falar inglês. Foi por causa da falta de domínio no idioma que ele perdeu a presidência da Apex-Brasil.

“Contradições”

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nessa quinta-feira (25) que o governo passa por um período de contradições. Isso porque a maior parte do Congresso Nacional tenta forçar uma política que não condiz com a orientação do Poder Executivo.

“É um momento difícil para o nosso governo, aonde há uma parte do Congresso, que é maioria, que quer impor ao governo eleito do presidente Lula, o modelo de gestão do governo Bolsonaro”, disse a ministra, depois da posse do presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), Mauro Pires.

Marina foi questionada sobre se também tinha a mesma percepção que a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que afirmou que houve “uma certa frustração” com a falta de posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na aprovação de um parecer sobre a MP (medida provisória) 1.554/2023, que trata da reestruturação dos ministérios do governo. Segundo a ministra do Meio Ambiente, o governo vive momento de “contradições”.

“Nós vivemos em um momento de muitas contradições, temos uma contradição que não depende da nossa vontade. O mesmo presidente Lula que restabeleceu o comitê de busca para que nós tivéssemos alguém como o Mauro Pires, que é um funcionário de carreira… O mesmo presidente Lula que no dia 1º dia de janeiro, dos 10 decretos assinados, 5 eram da área ambiental para ver a prioridade que ele da a essa agenda, está vivendo a pressão daqueles que querem transformar o governo do presidente Lula no do Bolsonaro e estamos fazendo todos os esforços para que isso não aconteça”, completou.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro Barroso leva ação sobre indulto de Bolsonaro ao plenário do Supremo
Em audiências no Congresso, ministros reafirmam visões divergentes sobre exploração de petróleo na foz do rio Amazonas
https://www.osul.com.br/lula-abandona-marina-silva-em-negociacao-sobre-esvaziamento-do-ministerio-do-meio-ambiente/ Lula abandona Marina Silva em negociação sobre esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente 2023-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar