Segunda-feira, 05 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Com modelo híbrido, segurança de Lula será feita por militares, civis e policiais federais

Compartilhe esta notícia:

A estrutura ficará sob comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional)

Foto: Polícia Federal/Divulgação
A estrutura ficará sob comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

A segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará a ser feita por uma estrutura híbrida, composta por militares, civis e policiais federais, anunciaram os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na quarta-feira (28). A estrutura ficará sob comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). 

Desde janeiro, a segurança de Lula era feita pela Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata, comandada por um delegado da Polícia Federal. A pasta será extinta.

O ministro da Casa Civil disse que Lula decidiu pela estrutura híbrida, que irá atuar de “forma consensual e harmônica” na segurança do presidente, vice-presidente e familiares.

O ministro da Justiça explicou que o presidente e o vice-presidente terão liberdade para escolher quem será responsável por sua segurança em viagens e compromissos. “A Polícia Federal vai participar duplamente: institucionalmente e com a cessão de policiais federais para o GSI, a critério do presidente da República e do vice-presidente, que são os destinatários da proteção. Se eles quiserem dez policiais, eles terão dez. Se eles quiserem cem, terão cem, porque, evidentemente, todo o Estado brasileiro está à disposição dessa missão fundamental de proteger o presidente da República”, afirmou Dino.

O anúncio da estrutura híbrida foi feito após uma reunião de Lula com Costa, Dino e o ministro-chefe do GSI, general Marcos Amaro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Tribunal Superior Eleitoral retoma julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível; acompanhe
Fiscais apreendem quase uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo e interditam padaria na Região das Missões
https://www.osul.com.br/seguranca-de-lula-tera-modelo-hibrido-sob-comando-do-gabinete-de-seguranca-institucional/ Com modelo híbrido, segurança de Lula será feita por militares, civis e policiais federais 2023-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar