Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2023
O fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, diz que planeja remover o botão de “bloquear” contas da plataforma X (ex-Twitter), da qual ele se tornou dono após aquisição de US$ 44 bilhões concluída no ano passado. A declaração foi feita em tuíte na tarde desta sexta-feira, 18. O bilionário não detalhou quando o recurso deve ser implementado.
Em plataformas de rede social como o X, a função de bloqueio costuma ser uma ferramenta usada por muitos para remover não apenas contas bot que interagem com sua conta, mas também pessoas que o incomodam em vários graus. O recurso permite que o usuário impeça que alguém indesejado entre em contato com ele sob qualquer circunstância. Geralmente, a funcionalidade era acionada quando usuários se sentiam ameaçados por discurso de ódio na plataforma.
“Bloquear é uma função que ajuda a controlar como você interage com outras contas no Twitter. Esta função ajuda as pessoas a impedir que contas específicas possam contatá-las, segui-las e ver seus Tweets”, diz o X na central de ajuda da plataforma.
Musk explica que será possível que perfis utilizem o bloqueio para evitar mensagens diretas (DM, na sigla em inglês). Mas outras funcionalidades antigas do botão de bloquear, como impedir respostas públicas, serão desfeitas.
“Não faz sentido”, publicou Musk após anunciar o fim do recurso.
Em resposta, fundador do Twitter e ex-presidente executivo da empresa Jack Dorsey tuitou que está de acordo com a decisão de Elon Musk, acrescentando que só usa o botão de “silenciar” na plataforma — que impede a visualização de publicações na plataforma.
Repercussão
A decisão de Musk de remover o botão de bloqueio rapidamente se tornou um assunto bastante comentado no X e estimulou a especulação de que é uma jogada para veicular mais anúncios, já que os usuários não poderão mais, desta forma, bloquear anúncios. Além disso, a função de bloqueio continuará disponível apenas para DMs, justamente onde as propagandas não aparecem.
Este é o movimento mais recente que Musk fez desde que assumiu a empresa em 2022, na qual o empresároo tomou decisões controversas que foram recebidas com confusão e frustração por muitos usuários. Mais notavelmente, Musk renomeou o Twitter para “X” e desativou as marcas de verificação da maneira como funcionavam antes, tornando a verificação um recurso de acesso pago para o Twitter Blue. Outras adições foram feitas posteriormente, incluindo a capacidade de editar tweets e a opção de ocultar o check azul de verificação, ainda que esse seja o motivo de muitos usuários assinarem o Blue.
Com o botão de bloqueio definido para desaparecer a qualquer momento num futuro próximo, parece que Musk ainda não terminou seu remake da plataforma anteriormente conhecida como Twitter.