Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eleições regionais de domingo na França devem fortalecer a extrema-direita

Compartilhe esta notícia:

Le Pen teve 42% dos votos, enquanto Macron chegou a 58%. (Foto: Bertrand Guay/AFP)

Ainda se recuperando dos atentados que deixaram 130 mortos no mês passado, os franceses vão às urnas hoje para o primeiro turno das eleições que escolherão representantes em 18 regiões. Serão eleitos 1.671 representantes regionais da França continental e dos departamentos ultramarinos de Guadalupe e Reunião, além de 51 representantes da Córsega e 102 da Guiana Francesa e da Martinica. A maioria das pesquisas indica que a FN (Frente Nacional) – legenda de extrema-direita que conquistou 11 prefeituras nas eleições municipais e liderou as votações para o Parlamento Europeu – pode vencer em duas regiões, com a líder do partido, Marine Le Pen, conquistando o controle em Nord-Pas-de-Calais-Picardie, no Norte; e sua sobrinha, Marion-Maréchal Le-Pen, em Provence-Alpes-Côte-d’Azur, no Sul.

Durante décadas, a região de Nord-Pas-de-Calais foi um bastião da esquerda francesa, e principal reduto eleitoral de comunistas e socialistas. No entanto, com o desemprego local ultrapassando os 35%, boa parte do eleitorado enxerga na FN a chance de dias melhores. “Essa região está na linha de frente da nação”, declarou Marine em um discurso realizado em Lille na semana passada. “A reconquista começa aqui”, afirmou a líder do partido. Uma vitória da FN pode ser um passo importante para a campanha de Marine nas eleições presidenciais de 2017. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo prevê risco menor de falta de energia e redução na conta de luz em 2016
Blog racista provoca revolta em universidade do Rio
https://www.osul.com.br/eleicoes-regionais-de-domingo-devem-fortalecer-a-extrema-direita/ Eleições regionais de domingo na França devem fortalecer a extrema-direita 2015-12-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar