Sexta-feira, 06 de novembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Marinha do Brasil diz que militares não se mobilizaram para tentar dar golpe de Estado

Compartilhe esta notícia:

Segundo o almirante Marcos Sampaio Olsen, uma mobilização golpista na Força teria que ter o seu conhecimento, o que ele defende não ter ocorrido. (Foto: Marinha do Brasil)

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou nessa segunda-feira (11), que a Força naval não se mobilizou para empreender um golpe de Estado após a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministro da Defesa, José Múcio, os militares foram responsáveis por impedir que a democracia fosse “maculada”.

Segundo Olsen, apesar da delação premiada do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, que afirmou que o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, era simpático a um golpe de Estado, não houve um “planejamento ou adestramento específico” dos militares.

“Houve um vazamento de uma delação em que implica o ex-comandante da Força, mas seja no meu conhecimento que isso tenha implicado a mobilização de forças ou mesmo o planejamento de emprego dessas forças, eu posso te assegurar que não houve”, afirmou Olsen, em um almoço com jornalistas.

Na delação premiada para a Polícia Federal (PF), Cid disse que Bolsonaro teria se reunido com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica depois da derrota eleitoral, a fim de consultar os militares sobre uma alternativa golpista para permanecer no Palácio do Planalto. Segundo o tenente-coronel, Garnier foi único que apoiou a medida, enquanto que outros membros da alta cúpula declinaram da ideia proposta pelo ex-presidente.

Nos últimos meses do governo Bolsonaro, Olsen era comandante operacional da Marinha. Segundo ele, uma mobilização golpista na Força teria que ter o seu conhecimento, o que ele defende não ter ocorrido durante o término do mandato do governo anterior.

“Todas as forças de pronto emprego estavam subordinadas a mim e não teve nenhum planejamento e nenhum adestramento. O emprego da Força em qualquer um daqueles campos de atuação não se dá sem o conhecimento e ação do comandante operacional”, afirmou.

Defesa

Durante o encontro, o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas foram as responsáveis por barrar a tentativa golpista de Bolsonaro. Segundo ele, os militares impediram que a democracia brasileira fosse “maculada”.

“O golpista é um contraventor, eu tenho absoluta certeza e repito muito que foi graças às Forças Armadas que a nossa democracia não foi maculada. Somos parceiros e quanto tiver qualquer comemoração no dia 8, nós vamos ser os primeiros a chegar lá”, afirmou Múcio.

No encontro com jornalistas, Múcio também disse que as Forças Armadas não vão permitir “em hipótese nenhuma” que o exército venezuelano entre em território brasileiro para invadir a Guiana. Os dois países estão em uma tensão diplomática por conta da região da Guiana Essequiba, que equivale a dois terços do território guianense e é desejada pelo ditador Nicolás Maduro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Andre Palo
12 de dezembro de 2023 13:56

Se mobilizaram para montar a arapuca em Brasilia….Não há traição maior que trair quem confia e acredita em vc….

General do Exército defende que manifestantes …
https://www.cartacapital.com.br › CartaExpressa
19 de nov. de 2022 — VÍDEO: General do Exército defende que manifestantes bolsonaristas sejam ‘protegidos’.

Maior bordel do mundo tem 12 andares e atende até mil clientes por dia
Nova IA do Google é diferente de tudo que veio antes
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x