Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de dezembro de 2015
Uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade de Administração de Londres, na Inglaterra, e da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, afirma que homens bonitos têm menos chances de conseguirem “o emprego dos sonhos”. O motivo? Eles são vistos como “ameaças” quando o chefe é homem e, portanto, possuem menos chances de conseguir um trabalho onde possam demonstrar seus talentos individuais.
Teoria foi testada na prática.
Os pesquisadores realizaram quatro testes em escritórios diferentes e chegaram a conclusão de que quando um homem contrata outro homem para trabalhar com ele, a decisão era afetada pelo nível de “atratividade” e do tipo de trabalho. “Gerentes são influenciados por estereótipos e tomam decisões de contratação com base em seus próprios interesses”, afirma Sun Young Lee, da Universidade de Maryland, uma das líderes da pesquisa.
No entanto, o mesmo problema não foi identificado com as mulheres. Segundo o estudo, ser uma mulher bonita não é algo associado com competência nos estereótipos femininos. Os pesquisadores sugerem que as empresas comecem a implementar processos seletivos realizados por companhias terceirizadas, para que não exista nenhum tipo de influência na hora de escolher o melhor funcionário.