Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo pode definir rito do impeachment em julgamento na quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

Ministros do STF irão julgar ações propostas pelo PC do B para tentar barrar o processo de impeachment (Foto: AE)

O STF (Supremo Tribunal Federal) poderá redefinir, na sessão desta quarta-feira (16), boa parte do rito do impeachment previsto em uma lei de 1950 – que contém regras sobre o trâmite – e nos regimentos internos da Câmara e do Senado, que detalham procedimentos para receber a denúncia, analisar as acusações, abrir o processo, afastar e depor um presidente da República.

Na ação que visa barrar o processo contra a presidenta Dilma Rousseff, o PC do B questiona não só atos já realizados no caso – como o acolhimento do pedido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), passo inicial do impeachment – como também outros que ainda estão por vir, inclusive no Senado, que irá julgar se houve ou não crime de responsabilidade.

Na última quarta-feira (09), após suspender o processo, o relator da ação, ministro Edson Fachin, afirmou que, em seu voto, irá propor um rito “por inteiro” para o andamento do caso. Na ação, o PC do B argumenta que várias regras da lei de 1950 devem se adaptar à Constituição de 1988. Além disso, defende que as regras dos regimentos da Câmara e Senado devam ser derrubadas, argumentando que o rito só pode ser definido por lei específica.

No julgamento, antes dos votos dos ministros, poderão se manifestar – além do PC do B– a Câmara, o Senado, a Procuradoria Geral da República, a Presidência, e também o PT, o PSDB e DEM, admitidos para opinar no caso. (AG) 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Três pessoas ficam feridas após acidente em Carazinho, no Norte do Estado
Vírus causou a morte de golfinhos no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/supremo-pode-definir-rito-do-impeachment-em-julgamento-na-quarta-feira/ Supremo pode definir rito do impeachment em julgamento na quarta-feira 2015-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar