Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2024
Uma parte de um navio naufragado que deve ter dois séculos de idade ressurgiu do fundo oceano depois que uma tempestade o desenterrou.
Os destroços apareceram encalhados nas areias de Cape Ray (Newfoundland, Canadá), depois que a tempestade tropical Fiona passou pela região neste mês.
O primeiro avistamento foi feito por um caçador em 20 de janeiro, que notou uma “sombra estranha” no mar.
“É incrível, não há outra palavra para isso. Só estou curioso para saber se eles sabem o nome do navio, quantos anos ele tem e se houve almas perdidas nele”, disse Gordon Blackmore, de 21 anos, morador da região, à emissora CBC.
O navio de madeira, medindo 80 pés, pode remontar ao século XIX, acreditam os especialistas, devido às cavilhas de madeira.
“Este é um grande, grande evento. Se for carvalho ou faia ou uma espécie de madeira dura como essa, isso nos dirá que não foi feito aqui e provavelmente foi feito em algum lugar da Europa”, declarou ao “Guardian” Neil Burgess, presidente da Sociedade de Preservação de Naufrágios de Newfoundland e Labrador.
Os bancos de dados locais de naufrágios ajudarão os pesquisadores a descobrir se o navio foi marcado como desaparecido ou se é realmente um navio desconhecido.
Uma equipe local foi enviada à área rural para ajudar – mas alguns artefatos já foram removidos dos destroços após chamarem a atenção de moradores.
O residente Bert Osmond ficou ao lado do navio dia e noite e até amarrou uma corda em volta dele para evitar que fosse sugado de volta para o mar. As informações são do jornal Extra.