Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2024
As despesas do governo federal atingiram o segundo maior patamar da série histórica do Tesouro Nacional
Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilAs despesas totais do governo federal avançaram 12,45% em termos reais em 2023, ultrapassando a marca de R$ 2 trilhões, algo que só havia acontecido anteriormente em 2020, ano marcado pela forte expansão de despesas extraordinárias relacionadas à pandemia da Covid-19.
Ao todo, os gastos governamentais somaram R$ 2,162 trilhões em 2023, contra R$ 1,923 trilhão no ano anterior (valores corrigidos pela inflação).
Com isso, as despesas do governo federal atingiram o segundo maior patamar da série histórica do Tesouro Nacional, que iniciou em 1997.
O aumento de gastos em 2023 contribuiu para a piora das contas do governo, que registraram déficit primário de R$ 230,5 bilhões no último ano. O déficit primário ocorre quando os gastos do governo superam a arrecadação com impostos. O pagamento de juros da dívida pública não é considerado nesse caso. No sentido inverso, quando as receitas superam as despesas, há superávit.
O resultado, que foi o segundo pior da história, ficou acima da “meta informal” do governo. Em janeiro do ano passado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia estimado que o resultado negativo ficaria abaixo de R$ 100 bilhões.
Haddad disse que parte desse aumento de gastos está relacionado com o pagamento de precatórios postergados pela gestão anterior, no valor de R$ 92,4 bilhões. “O que a gente tem que considerar é que esse resultado [de 2023] é a expressão de uma decisão que o governo tomou de pagar o calote que foi dado. Então, desses R$ 230 bilhões [de déficit em 2023] , praticamente a metade disso é pagamento de dívida do governo anterior que poderia ser prorrogada para 2027 e que nós achamos que não era justo”, declarou Haddad.
Mesmo com a exclusão das despesas com precatórios do cálculo, os gastos ainda assim superariam R$ 2 trilhões no ano passado, totalizando R$ 2,07 trilhões. O crescimento frente ao ano anterior seria de 7,6% em termos reais.
A taxa média de crescimento real das despesas totais do governo considerando os 26 anos da série histórica do Tesouro Nacional foi de 5,21%. O crescimento de 2023 das despesas totais com precatórios (+12,45%) e sem precatórios (+7,6%) ficou acima da média histórica.
Na comparação com o PIB (Produto Interno Bruto ), as despesas totais do governo atingiram 19,6% do indicador em 2023. Trata-se do maior patamar desde 2020. Sem contar a pandemia, é o maior valor desde 2016, quando somou 19,9% do PIB. O Ministério da Fazenda informou que, sem o pagamento dos precatórios, as despesas primárias representariam 18,8% do PIB em 2023.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Onde vai parar as finanças do Brasil com esse governo de ladrões e corruptos ? E ainda chamam o Luladrão de estadista ….
É o Brasil ladeira abaixo com esse desgoverno!🤮
Quem votou no lulopetismo não sabia que iriam fazer o mesmo que já fizeram no passado ???
Na verdade esse é outro incopetente, que afora gastar o dinheiro que não é dele! Olha a contis de dinheiro que ele deu para vagabundos que não trabalham e nem contribuem com o país! O que o Brasil fez, para ter Bolsonaro e Lula como presidente??????? Em outra encarnação salgamos a ceia de Cristo. Só pode!
O Lularapio é um goveno populista entao ele egasta dinheiro a rodo e azar que o povo esta sendo destruído.
A esbanja com o rato..
sai um bando de ladrão tudo vermelho 🚩
Governo lulopetista PERDULÁRIO!
Gasta o que não tem e deixa a conta R$ BILIONÁRIA para o pagador de impostos.
CRÁPULAS!
GASTOU ……TORROU…. E …..ANDAMOS PARA TRAZ…
NENHUMA COISA POSITIVA PARA A NOSSA NAÇÃO FOI FEITO….
SÓ ENGANAÇÃO, AUMENTO DE IMPOSTOS, PERSEGUIÇÕES, CENSURA, CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, ELIMINAR OPOSITORES….
Enfim….Uma vergonha
Ah,,,, Pior…. Obviamente este numero é muito MAIOR….Todos os numeros são manipulados e fantasiosos…
Baita novidade, ah, ah, ah….!
A dupla Bonnie and Clyde brasileira, ou Rato de Esgoto & Esbanja, querem gastar como se não houvesse amanhã.
O povo que se exploda pagando impostos e mais impostos, a quadrilha só quer gastar, roubar, corromper.
Já vimos esse filme antes. Ingênuo é quem queria um final diferente…
Alguém viu o Tio Vanderlei por aí?
Bha, estas viúvas do Bozo não param de encher o saco kkkkkkkk
As concubinas do língua podre se derretem pelas mentiras do mitômano vigarista…