Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2015
Um operário tailandês está sendo investigado por insultar a cachorra favorita do rei da Tailândia. Acusado de ter feito comentários “sarcásticos” sobre o animal de estimação do monarca, na internet, Thanakorn Siripaiboon foi preso antes por desacatar o governo e pode enfrentar até 37 anos de prisão.
Surpresa.
Qualquer crítica, provocação ou ofensa aos membros da família real pode resultar em até 15 anos de prisão na Tailândia. No entanto, a nova acusação contra Siripaiboon por insultar a cadela Tongdaeng foi uma surpresa. “Eu nunca imaginei que eles usariam a lei para o cachorro real. Não faz sentido”, disse o advogado do operário ao jornal The New York Times.
Tongdaeng: a estrela.
Essa não é a primeira vez que as atenções se viram para Tongdaeng – também conhecida como Cooper – na Tailândia. Depois de ter resgatado o animal de um beco, o rei Bhumibol Adulyadej escreveu um livro sobre ela em 2002. Neste ano, produziu a animação “Khun Tongdaeng: The Inspiration” sobre a cachorra. O filme custou 4 milhões de euros e ficou em segundo lugar nas bilheterias do país.
Na Tailândia, leis rígidas limitam as discussões sobre a família real. Durante o ano passado, houve um aumento significativo nas ações de controle pela monarquia, em uma forte ofensiva sobre críticos e dissidentes dos militares que tomaram o poder em maio de 2014. (AG)