Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dicas de presentes de Natal que não pesam no seu orçamento.

Compartilhe esta notícia:

Na comparação com o ano passado, o total de consumidores que pretendem presentear alguém passou de 87% para 93%. (Crédito: Reprodução)

Os sinos de Natal não vão badalar com a mesma intensidade dos anos anteriores no comércio varejista. Em meio a um cenário que mistura juros altos, desemprego crescente e inflação superior a 10% em 2015, o brasileiro deve economizar nas compras. Pesquisa de Final de Ano 2015, elaborada pela Fecomércio-RS, mostra que os gastos com presentes serão de 455,39 reais, em média, uma queda de 7% em relação ao ano passado.

Os homens lideram na previsão média de gastos, com 559,48 reais, enquanto as mulheres devem despender 378,16 reais. O levantamento sinaliza que cada pessoa vai adquirir, em média, 4,7 unidades de presentes, com custo unitário médio de 96,28 reais.

Segundo pesquisa realizada em todas as capitais pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aproximadamente 137 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Natal. Na comparação com o ano passado, o total de consumidores que pretendem presentear alguém passou de 87% para 93%. O gasto médio por presente deverá ser de 106,94 reais.

Kits de fim de ano.

As redes varejistas sabem que o consumidor não abre mão das compras de Natal, mas será mais cauteloso. Assim, a estratégia das empresas é combinar opções exclusivas de presente com preços acessíveis. As franquias saíram na frente com produtos lançados especialmente para a data. É o caso da rede O Boticário, que lançou 23 kits-presente, com preços que variam de 29,99 reais a 229 reais. Um dos destaques é o Kit Lily. Além do eau de parfum e do hidratante corporal, a novidade inclui um hair mist (perfume para os cabelos) e creme para as mãos.

Planejamento.

Para não gastar demais com as despesas de fim de ano, o segredo é um só: planejamento financeiro. Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira, afirma que o primeiro passo é listar todas as receitas do período, incluindo os ganhos extras, como 13 salário, bonificações e férias.

Depois, é preciso enumerar todas as despesas fixas (como condomínio, aluguel) e variáveis (como gastos com supermercados, roupas). Reserve uma parte para as despesas de janeiro (impostos, matrícula e material escolar). O que sobrar pode ser usado com presentes e artigos das festas do fim de ano. Prefira pagar tudo à vista, e evite a todo custo entrar no limite do cheque especial ou se endividar no cartão de crédito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Parte dos servidores estaduais não poderá sacar o 13º salário
Atriz francesa chocou com uma frase sobre estupro: ela disse que as mulheres podem “sentir prazer” ao serem violentadas
https://www.osul.com.br/dicas-de-presentes-de-natal-que-nao-pesam-no-seu-orcamento/ Dicas de presentes de Natal que não pesam no seu orçamento. 2015-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar