Quinta-feira, 02 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Após “fritura”, presidente da Petrobras vai discutir com Lula se segue no cargo

Compartilhe esta notícia:

Uma nova conversa entre Lula e Prates pode ocorrer nos próximos dias.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Uma nova conversa entre Lula e Prates pode ocorrer nos próximos dias. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirma a interlocutores, nos bastidores, que cabe ao presidente Lula decidir pela sua permanência dentro da estatal.

As pressões contra Prates vêm do Centrão, que busca colocar alguém mais alinhado ao grupo no cargo, e de uma ala do governo, que defende o nome de Aloizio Mercadante, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Para essa vaga, iria o ex-ministro do Planejamento Nelson Barbosa, e que hoje é diretor na instituição.

Prates repete a aliados que não consegue parar sua agenda extensa, de compromissos envolvendo a estatal para responder a Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, toda vez que o ministro insiste em atacá-lo publicamente, o que tem se intensificado.

Para Prates, a guerra e “invenção de crises” tem um único objetivo: derrubá-lo do comando da estatal.

Ele repete que sua missão é blindar a estatal de interesses políticos. Sua expectativa, segundo interlocutores, é de que o ⁠presidente decida o que fazer sobre a cobiça em torno de sua vaga.

Nos bastidores, o presidente da estatal tem reiterado que não há trégua em torno da disputa da vaga, mas entende que caberá ao governo a decisão final, por isso não debaterá outras críticas na mídia.

Prates combinou no fim do ano passado conversas esporádicas com o presidente Lula. Na mais recente, o tema acabou sendo dominado pela crise dos dividendos da Petrobras. Do total, o governo terá acesso a R$ 6 bilhões, valor que ajuda na meta fiscal de déficit zero ainda neste ano. Os dividendos à União são vistos como “super importantes”.

O conselho da Petrobras levará essa posição para a assembleia, que é quem dá a última palavra. Haverá uma reunião do conselho nesta sexta-feira (5), mas o tema não está em pauta.

Uma nova conversa entre Lula e Prates pode ocorrer nos próximos dias. Assessores do presidente da Petrobras informaram que, diante dos novos ataques públicos, ele pediu uma agenda com o presidente Lula para esclarecer a sua situação.

Prates ironiza

Em meio à fritura pública, o presidente da Petrobras postou no X (antigo Twitter) uma brincadeira com relação ao debate público sobre eventual saída dele da empresa.

No post, que parece ser uma conversa entre um jornalista e a assessoria da petroleira, o interlocutor pergunta se ele sairá da empresa.

A resposta foi “acho que após às 20:02. Vai para casa jantar. E amanhã, às 7:09, estará na empresa, pois sempre tem a agenda cheia”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Carlos Alberto Pugliese
4 de abril de 2024 22:41

olha a cara do abobado da Petrobrás

Fernando Krause
4 de abril de 2024 22:43

Já sendo fritado em pouca banha na frigideira lulopetista…

Eloa Guterres Dos Santos Guterres Dos Santos
4 de abril de 2024 23:06

Controle na Petrobrás para roubar novente, será que já esqueceram até da Passadina?????

Dea Einsfeld
4 de abril de 2024 23:53

Bota um petista para dirigir a Petrobrás que facilite a ação do Estadista ladrão!

Dea Einsfeld
5 de abril de 2024 00:09

Combinação…se acertarem a propina ele não será frito. Vai nadar nas Verdinhas

Andre Palo
5 de abril de 2024 13:13

Bah….. a decadas ele faz a mesma coisa….
Se não consegue dominar, mandar no indicado…frita..
e no lugar dele….vai substituir por um integrante da grande quadrilha…Vem aí Mercadante, Mantega, Um sobrinho, um amigo….

“transforma o Brasil num puteiro, pois assim se ganha mai dinheiro”…

Vanderlei Stefani
5 de abril de 2024 16:32

O GADO tá precisando arrumar o que fazer, vão pastar na Argentina.🤣🤣🤣

Mensagens do Twitter são vazadas para atacar Alexandre de Moraes e Tribunal Superior Eleitoral
Programa do governo com passagens aéreas de até 200 reais começa neste mês
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x