Sábado, 29 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de dezembro de 2015
Dados da empresa E-bit, especializada em comércio eletrônico, apontam vendas de 7,4 bilhões de reais pelas lojas na internet durante o Natal.
O resultado, 26% superior ao do mesmo período do ano passado, contrasta com o desempenho dos estabelecimentos de shopping centers, que registraram o pior Natal em dez anos. De acordo com a Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings), a queda foi de 1% em relação a 2014. O levantamento teve por base o período de 15 de novembro e 24 de dezembro.
No segmento virtual, os números superaram a projeção de receita 22% maior que os 7,2 bilhões de reais na festividade anterior. Segundo a E-bit, o resultado foi influenciado por fatores como a promoção “Black Friday” (realizada em 27 de novembro) e as facilidades da internet, tais como a comodidade e maiores chances de pesquisa de preço e produto.
Em 2015, as categorias que mais movimentaram as lojas foram as de eletrodomésticos, moda, acessórios e telefonia. O número de pedidos também subiu, com alta de 16% no Natal, chegando a 17,6 milhões. Também houve acréscimo de 17,2% no volume de novos consumidores, com 9,3 milhões de clientes comprando pela primeira vez em endereços eletrônicos. Os brasileiros também elevaram o gasto médio com presentes na internet, que passou 420 reais – elevação de 8,4%, puxada pela venda de artigos como tablets e smartphones. (AG)