Segunda-feira, 05 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ministério da Justiça determina que Facebook remova anúncios com propósito de aplicar golpes em meio à tragédia no RS

Compartilhe esta notícia:

A Senacon estabeleceu a imposição de multa diária de R$ 150 mil em caso de descumprimento da determinação

Foto: Divulgação
Juiz ressaltou que a liberdade de expressão não é um direito absoluto e não protege manifestações que configurem discurso de ódio. (Foto: Divulgação)

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça, determinou nesta segunda-feira (17) que o Facebook modere e remova “anúncios com indícios de conteúdo ilícito, com propósito de golpes e fraudes aos consumidores, no contexto da calamidade” no Rio Grande do Sul.

O prazo dado pelo órgão para a remoção é de cinco dias. A Senacon estabeleceu ainda a imposição de multa diária de R$ 150 mil em caso de descumprimento da determinação.

Em despacho publicado na edição desta segunda do Diário Oficial da União, o diretor da Senacon Vitor Hugo do Amaral Ferreira também determinou a preservação de dados, registros e mecanismos de transparência da rede social.

Além disso, pediu a apresentação de relatório de transparência sobre as medidas adotadas, os procedimentos de análise realizados previamente à veiculação dos anúncios e as medidas punitivas aplicadas aos usuários da plataforma digital que desrespeitaram a legislação.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Andre Palo
17 de junho de 2024 13:20

Olha para minha familia que perdeu 2 casas…tudo este movimento foi uma fraude…. porque não recebemos nenhum Real, até agora…

Claudio Cardoso
17 de junho de 2024 14:16

Quer dizer que fora do período das enchentes o Facebook pode colaborar com os fraudadores? Legal

Vanderlei Stefani
18 de junho de 2024 00:07

Nem todos bolsonaristas são vigaristas, mas todo vigaristas são bolsonaristas.

Mercado financeiro aumenta a estimativa de inflação para este ano no Brasil
Campanha Mochila Cheia quer alcançar 200 mil estudantes das redes públicas atingidos pelas enchentes no RS
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x