Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2016
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, se reunirá amanhã (6) com prefeitos de cidades gaúchas afetadas pelas cheias para tratar de temas como liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), acesso aos recursos federais e remanejamento de famílias para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Occhi e o secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, estarão acompanhados de técnicos da pasta e de representantes da Caixa Econômica Federal. “A reunião será essencialmente técnica e vai se estender até que todos os esclarecimentos tenham sido feitos”, garantiu o ministro. O evento está previsto para ocorrer em Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
“Além de discutir o FGTS e o Minha Casa, Minha Vida, já autorizado pela presidenta Dilma Rousseff, estudaremos também o que o governo federal pode fazer para ajudar no restabelecimento dessas cidades, como recuperação de estradas, bueiros e pontes”, completou.
Força-tarefa
No dia 26 de dezembro, Occhi e a presidenta sobrevoaram a região. Na ocasião, Dilma anunciou uma força-tarefa para resgatar pessoas, restaurar cidades e estradas e retirar moradores dos locais de risco. O governo federal encaminhou 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal para os municípios atingidos. As enchentes afetaram 43 municípios gaúchos, de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ao todo, o desastre afetou 2.329 famílias.