Quarta-feira, 28 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Descoberto um novo planeta “atrás” de Plutão

Compartilhe esta notícia:

Estudos deverão seguir no decorrer dos próximos meses, segundo informações obtidas pelo Alma. (Crédito: Reprodução)

Achegada de sondas a Plutão pode ter sido muito mais impressionante do que julgamos até agora. Isso porque mais do que saber mais sobre o planeta anão, podemos ter descoberto que o Sistema Solar tem mais planetas do que acreditamos.

A partir de observações feitas no radiotelescópio Alma, que fica no Chile, especialistas dizem ter descoberto um novo planeta. E com duas condições especiais: muito parecido com a Terra e também “próximo” dela.

Ainda em 2015, uma descoberta semelhante havia sido feita. A questão era a distância: milhões de anos-luz do nosso planeta. Com essa nova descoberta, especialistas passam a considerar que podemos estar diante de uma descoberta realmente histórica. Isso porque, atualmente, o planeta mais próximo da Terra em distância e estruturação seria Marte – que, mesmo assim, não abrigaria vida terrestre. Já o Gna, como foi batizado por um grupo sueco, poderia atender essas necessidades de maneira, digamos, mais adequada. Os especialistas, agora, querem saber mais sobre o Planeta X, como ele também é conhecido. Isso porque os dados são tão preliminares que todas as afirmações feitas a respeito dele são completamente intuitivas.

Os estudos deverão seguir no decorrer dos próximos meses, com base nas informações obtidas pelo Alma. As teorias da conspiração, é claro, já apareceram. Para esses teóricos, o Planeta X é, na verdade, o mundo alienígena Nibiru, que irá se colidir com a Terra causando o apocalipse. Os especialistas, é claro, negam tais informações.

Nasa revela que Plutão pode ter vulcões de gelo.

Dois possíveis “vulcões de gelo” foram identificados na superfície de Plutão em 2015. Eles foram localizados em imagens enviadas pela sonda New Horizons, que passou pelo planeta-anão em julho passado. As montanhas têm alguns quilômetros de altura e dezenas de quilômetros de diâmetro.

Enquanto os vulcões da Terra expelem rocha derretida, os de Plutão – se é isso mesmo que eles são – liberariam uma mistura gelada, parcialmente derretida, de substâncias como água, nitrogênio e metano. O time responsável pela missão ainda precisa fazer mais análises para confirmar a descoberta.

Informações sobre a composição dos materiais que compõem o terreno local podem ajudar na tarefa. A New Horizons ainda não enviou todas as informações registradas durante o sobrevoo a Plutão. Até agora, aproximadamente 20% de suas observações chegaram à Terra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

A pipoca pode ter cinco vezes mais fibra que a alface
Veja os melhores celulares com TV digital para você comprar no Brasil
https://www.osul.com.br/descoberto-um-novo-planeta-atras-de-plutao/ Descoberto um novo planeta “atrás” de Plutão 2016-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar