Domingo, 28 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula critica a Operação Lava-Jato e chama de “imbecis” os defensores da privatização da Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Lula também chamou de "bando de imbecil" pessoas que defendem a privatização da Petrobras.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil é promessa de campanha de Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a operação Lava-Jato, que investigou desvios na Petrobras e da qual o petista foi alvo, e afirmou que a venda de subsidiárias piorou a situação da estatal do petróleo. Lula deu as declarações durante evento de inauguração, em Itaboraí (RJ), do “Complexo de Energias Boaventura” – novo nome para o Comperj, obra símbolo da Lava-Jato.

A unidade funciona como uma “refinaria” de gás, onde o insumo é processado de acordo com especificações técnicas. A inauguração vai solucionar um dos gargalos de infraestrutura do pré-sal, uma vez que o seu gasoduto, o “Rota 3”, aumentará o escoamento de gás natural para a costa.

Para Lula, a “tentativa” da Lava-Jato não era “prender corrupto”, mas “desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade” para possibilitar a venda da empresa e suas subsidiárias a valores mais baratos. Ele disse também que a operação prejudicou os trabalhadores da empresa que nada tinham a ver com esquemas de corrupção. E que a venda das subsidiárias não melhorou os serviços prestados pela Petrobras.

“Se você quiser prender um corrupto, você prenda o corrupto. Se você quiser dizer que uma empresa roubou, quem roubou não foram os trabalhadores. Foi algum corrupto, algum corruptor. Então você pega ele e pune, mas deixa a empresa produzir, gerar emprego, salário, renda”, afirmou Lula.

Durante discurso, o petista também chamou de “bando de imbecil” pessoas que defendem a privatização da Petrobras.

“Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? quantas vezes tentaram mudar de nome a Petrobras? quantas vezes tentaram dizer pra vender a Petrobras, porque o petróleo vai acabar e não vai valer de nada? isso é um bando de imbecil, que fala isso”, afirmou o presidente da República.

“É um bando de imbecil. Porque o dia que acabar um petróleo, a Petrobras será a maior empresa produtora de biocombustível, de etanol, de hidrogênio verde desse país. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e petróleo, é uma indústria de energia”, completou Lula.

O petista também criticou processos de privatização de estatais, dizendo que a venda de ativos não se converteu em benefícios à população.

“A Vale ela está melhor agora que foi privatizada ou era melhor quando era empresa do Estado brasileiro? A Eletrobras está melhor agora ou estava melhor quando estava na mão do Estado?”, indagou.

“O que melhorou para o consumidor brasileiro a venda da BR Distribuidoras? Barateou o combustível? Estão fazendo entrega na casa da gente? Não estão. Eles apenas se apoderaram de uma empresa que daria lucro para Petrobras para tirar um pedaço da Petrobras. A mesma coisa fizeram com a empresa de gás”, acrescentou o petista.

Além da “refinaria” de gás, a Petrobras também pretende usar a área do antigo Comperj para construir duas usinas termelétricas para concorrer em leilões de energia e refinarias para produção de combustíveis e lubrificantes.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

15 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Souza
14 de setembro de 2024 21:43

CALAMARI, NÃO ENRROLA, diz que ele é uma merda mesmo ,. e eu concordo. Vem lá dos confins do interior do interior e pensa que entende alguma coisa. Só sabe juntar bosta de gado pra adubo .

Vanderlei Stefani
14 de setembro de 2024 01:21

Power Point” da PF mostra conluio de Moro, Dallagnol e Hardt para desviar R$ 2,5 bi da Petrobrás

Did Dlc
14 de setembro de 2024 13:57

Mas tem idiotas aqui que compactua com esse mentiroso.

Fernando Krause
14 de setembro de 2024 01:39

A Petrobrás foi saqueada pela maior e jamais vista organização criminosa disfarçada de partido político “socialista”…

João Souza
14 de setembro de 2024 21:53

Quem sabe andou fumando um VAPE de maconha com a Esbanja e ficou muito DOOOOIDO. hahahahahaha

Marcio Carraro
14 de setembro de 2024 11:54

O NOVE DEDOS DEVE ESTAR TOMANDO ALGO MAIS QUE 51 E VELHO BARREIRO.RSRSRSRSRSR

Paulo Jesus Corrêa
14 de setembro de 2024 16:12

Claro, como a “Cumpanheirada” vai sobreviver sem o empreguismo, as maracutaias e as benesses, estatal!

Vanderlei Ochoa
14 de setembro de 2024 16:30

A direita golpista e canalha só pensa em entregar o patrimônio do povo. Bandidos vigaristas.

Rogerio Zacher
14 de setembro de 2024 16:51

Zé cachaça foi preso por roubo…

Apolônio Chuwats
14 de setembro de 2024 19:29

Critica porque foi pego de cuecas , esse filho de uma puta, corrupto ainda deveriaestar preso até que vá para oscqwuintosdos inferno, porque sóvo diabo esse canaslha não enrola.

Vanderlei Ochoa
15 de setembro de 2024 01:29

Mas tu é burro e atrasado, chê…

João Fernando Zacher
14 de setembro de 2024 22:15

Ele só esqueceu de dizer que quem deu a primeira facada nas costas da Petrobras foi seu amiguinho, Fernando Henrique. Ele que rachou a Petrobras e dividiu em partes (Transpetro) para depois lotear entre o amigos comunistas. Também amiguinhos do Luladrão. Esse despresidiário quer falar com grande defensor da Petrobras mas deu uma Refinaria inteira para seu amigucho Evo Morales… O PT pegou dinheiro da Petrobras para comprar uma Refinaria nos EUA, toda enferrujada, em Passadena, só para gerar propinas para sua “cumpanheirada”… Depois, para encerrar praticou o maior escândalo de corrupção…See more

Vanderlei Stefani
14 de setembro de 2024 22:22

Power Point” da PF mostra conluio de Moro, Dallagnol e Hardt para desviar R$ 2,5 bi da Petrobrás

José Costa
15 de setembro de 2024 13:31

A Petrobrás é a maior fonte que o PT tem para roubar. Com a esquerdalha no poder, jamais será privatizada. Se defender o que é correto e querer que ladrões sejam presos é sinônimo de imbecilidade, com muito orgulho faço parte do time. O fato de esse carniça me chamar de imbecil eu encaro como um elogio. O que eu nunca vou querer é um elogio dele. Porque isto significaria que eu estaria no time dos podres.

Jorge Bender
15 de setembro de 2024 16:59

Jorge Bender
Quem não gosta da lava jato é quem gosta de desonestidade.

Justiça manda despejar sede do partido de Pablo Marçal em São Paulo
Centro Cultural Rede Pampa é inaugurado no Parque Harmonia, em Porto Alegre
Pode te interessar
15
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x