Domingo, 28 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Influenciador Monark é condenado a um ano e dois meses de detenção por chamar ministro Flávio Dino de “gordola”

Compartilhe esta notícia:

A condenação ainda prevê o pagamento de R$ 50 mil em indenizações. 

Foto: Reprodução
A condenação ainda prevê o pagamento de R$ 50 mil em indenizações. (Foto: Reprodução)

O youtuber Bruno Ayub, conhecido como Monark, foi condenado pela Justiça Federal a um ano e dois meses de detenção por injúrias cometidas contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A condenação ainda prevê o pagamento de R$ 50 mil em indenizações.

A decisão foi tomada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, na última semana, segundo divulgado pelo jornal O Globo. A condenação foi tomada com base em uma queixa-crime registrada por Dino contra o youtuber, após uma transmissão injuriosa realizada em junho de 2023.

À época, Dino era ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia de calúnia, difamação e crime contra a honra deu conta de que, em um podcast, Monark chamou Dino de ‘gordola’ e ‘filho da p…’.

“Você vai ser escravizado por um gordola. Esse cara sozinho não dura um segundo na rua, não consegue correr 100 metros. Coloca ele na floresta para ver se ele sobrevive. Você vai deixar esse cara ser o seu mestre? Foi para isso que os seus pais te deram educação? Eles se sacrificaram para você servir esse filho da p***?”, disse o youtuber durante a transmissão.

Na decisão, Prado afastou a condenação por difamação, mas apontou o crime de injúria com fatos comprovados “além de qualquer dúvida razoável”. Confira trecho:

“É inequívoco que as frases por ele pronunciadas foram ofensivas à dignidade e ao decoro da vítima, bem assim que o acusado teve o dolo específico de injuriar o querelante, no que extrapolou o ânimo de mera crítica”, afirma a juíza.

Para Prado, o direito à crítica “não se presta a justificar xingamentos e acusações indiscriminadas, levianas, aviltantes e irresponsáveis como as feitas pelo acusado em relação ao decoro e à dignidade do querelante, tanto como agente público quanto como indivíduo”.

A queixa-crime chegou a ser suspensa pelo desembargador Fausto Martin de Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), mas a ação voltou a tramitar em março deste ano, após decisão colegiada da corte.

O youtuber não apresentou advogados para sua defesa e acabou representado pela Defensoria Pública, que solicitava o trancamento da ação. Monark poderá recorrer em liberdade.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
8 de outubro de 2024 21:39

Extrema direita = Aterro Sanitário

Marco Antonio Felicio
9 de outubro de 2024 16:33

Liberdade pra ofender não é liberdade de expressão. Vocês querem viver numa anarquia? Democracia tem leis, e leis devem ser obedecidas. Injúria, difamação e calúnia sempre foi crime e continuará sendo crime!

Vanderlei Ochoa
8 de outubro de 2024 22:13

Não p..eida, Almeida…hahahhaahahha

Felix Etchegaray
8 de outubro de 2024 21:57

Valentão do Jornal Osul

Mario Santana de Almeida
8 de outubro de 2024 21:41

Basta ele emagrecer e mudar de mãe, pronto. KD as imagens de 08 de janeiro seu FDP?

Miltch Mitch
9 de outubro de 2024 01:02

Uma ótima pessoa.

Vanderlei Ochoa
8 de outubro de 2024 22:12

Esse é bolsonarista raiz..

Vanderlei Ochoa
8 de outubro de 2024 22:36

Parabéns ao STF. Se não fosse o STF, hoje estaríamos embaixo das patas da direita golpista. Quanto orgulho da justiça brasileira

Vanderlei Stefani
8 de outubro de 2024 22:39
Marco Antonio Felicio
9 de outubro de 2024 16:32

Liberdade pra ofender não é liberdade de expressão. Vocês querem viver numa anarquia? Democracia tem leis, e leis devem ser obedecidas. Injúria, difamação e calúnia sempre foi crime e continuará sendo crime!

João Fernando Zacher
8 de outubro de 2024 23:00

Se tivesse chamado de “magrola” teria levantado o astral dele… kkkk
Dá graças a Deus que foi só um ano e dois meses. Uma pobre mulher que apenas escreveu PERDEU MANÉ numa estátua vai ficar 17 anos sem ver os filhos…. Viva nossa DEMOcracia…

João Souza
9 de outubro de 2024 15:21

Me desculpe, mas te enganaste. O Vandeca é um IDIOTA INÙTIL que só escreve MERDA, igual ao ladrão de estimação dele.

Miltch Mitch
9 de outubro de 2024 01:05

Até de puta chamaram a filha de Bolsonaro.
Jogaram bola com a cabeça do cara e ainda fizeram um clipe matando o presidente….
Aí a justiça acha que e livre pensamento …
As urnas do último pleito já mostraram o que vai acontecer com a esquerda. Em 2026 este pesadelo acaba
Aliás abaixo o VANDECA, um idiota útil vai escrever alguma merda….

Marco Antonio Felicio
9 de outubro de 2024 16:32

Liberdade pra ofender não é liberdade de expressão. Vocês querem viver numa anarquia? Democracia tem leis, e leis devem ser obedecidas. Injúria, difamação e calúnia sempre foi crime e continuará sendo crime!

João Souza
9 de outubro de 2024 15:24

Leo , apareceu outro idiota FELIZ(X). Chamar de viado pode????

Felix Etchegaray
9 de outubro de 2024 13:34

Exatamente,não pode!!

Léo Hard P
9 de outubro de 2024 12:59

Nao pode proferir ofensas aos semi-deuses que sao funcionarios públicos pagos com nosso $ o risco é pegar penas maiores q a de pedofilos, assassinos, estupradores, traficantes e latrocidas…

Vanderlei Ochoa
9 de outubro de 2024 18:16

Bancada do programa ATUALIDADES PAMPA tentou amenizar o crime do marginalzinho

Governo federal quer encerrar saque-aniversário e usar multa de 40% do FGTS como garantia no empréstimo consignado
Comissão da Câmara adia votação de projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pode te interessar
18
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x