Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de janeiro de 2016
A economia brasileira voltou a ter desempenho ruim em novembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo BC (Banco Central). O chamado IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), considerado uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto), registrou contração de 0,52% no período.
Essa foi a nona queda mensal seguida do indicador. Em 2015, somente o mês de fevereiro (0,53%) não teve contração mensal do nível de atividade, de acordo com os números revisados do BC. O novo tombo da economia já era esperado, uma vez que indicadores mensais já apontavam para um cenário ruim.
De janeiro a novembro, o IBC-Br sem ajuste sazonal (pois considera períodos iguais de tempo) mostrou queda de 3,85% na atividade (com ajuste, a retração é de 3,88%). No acumulado em 12 meses até novembro, o indicador (dessazonalizado) registrou contração de 3,63% (sem ajuste, a queda é de 3,53%).
Os economistas do mercado financeiro acreditam que o PIB vai fechar 2015 com retração de 3,73%. Se confirmada, será a maior contração em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%. Para 2016, o mercado financeiro estima uma contração de 2,99%. Se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o País registrará dois anos seguidos de contração na economia.
O IBC-Br foi criado para tentar ser um “antecedente” do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, nem sempre têm mostrado proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo IBGE. (AG)