Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2016
O governador José Ivo Sartori participou, nesta segunda-feira (1°), da segunda reunião do Fórum Permanente de Governadores. O encontro, em Brasília, deu sequência ao trabalho iniciado no dia 28 de dezembro, quando foi criado o fórum. Para ele, a oportunidade foi propícia para compartilhar necessidades e soluções, principalmente nos campos econômico e social, para minimizar a crise dos Estados.
“Cabe a mim como governador, representante da sociedade gaúcha, reafirmar a importância da revisão do pacto federativo e defender uma distribuição mais justa do bolo tributário. O nosso foco aqui é encontrar mecanismos para entregar serviços com mais qualidade à população, principalmente nas áreas essenciais, que são infraestrutura, segurança, saúde e educação. Esse é o nosso papel e o equilíbrio das finanças é fundamental para cumpri-lo com excelência.”
O grupo pretende manter reuniões mensais para implementar medidas nacionais. “Um resultado positivo já foi alcançado com a publicação do Decreto 8.616, de 29 de dezembro de 2015, atendendo à reivindicação sobre novos critérios de indexação dos contratos de financiamento e de refinanciamento de dívidas, celebrados entre a União e os Estados. Isso alivia o peso da dívida, além de fazer avançar outras discussões. Queremos construir uma agenda propositiva de todos os governadores brasileiros”, disse o mandatário do DF, Rodrigo Rollemberg.