Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux CCJ da Câmara rejeita recurso e cassação de Glauber Braga será decidida em plenário

Compartilhe esta notícia:

Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) . (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Recurso negado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou nesta terça-feira, por 44 votos favoráveis a 22 contrários, o recurso contra a recomendação de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A partir da recusa, o processo segue para avaliação no plenário da Casa, que decidirá, de forma terminativa, o destino do parlamentar no Congresso.

Participação descartada

A organização do novo ato em defesa da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro sinalizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não deve mais participar da manifestação “nem por vídeo”. Segundo o pastor Silas Malafaia, líder da mobilização, o ex-mandatário não possui condições de integrar o ato por ainda estar “debaixo de psicotrópicos que podem fazê-lo delirar”.

Acordos suspensos

Buscando manter a crise gerada pelas polêmicas no INSS sob controle, o governo federal decidiu suspender nesta terça-feira todos os acordos de cooperação técnica firmados pelo instituto com entidades. As parcerias ficarão temporariamente paralisadas para reavaliação de sua regularidade e conformidade com o regramento vigente.

Impeachment ministerial

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que acusa o ministro da Previdência, Carlos Lupi, de omissão no caso das fraudes do INSS, solicitou nesta terça-feira à PGR o impeachment do chefe ministerial. Para a parlamentar, Lupi contribuiu com a continuidade do esquema de irregularidades no instituto ao ignorar alertas sobre o grande volume de descontos não autorizados.

Prisão confirmada

Por um placar de 6 a 4, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em plenário virtual, manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Acompanharam o entendimento do ministro Alexandre Moraes, relator do caso, os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Alternativa incômoda

O início do debate entre os diferentes Poderes sobre uma proposta alternativa ao projeto de anistia para envolvidos no 8 de Janeiro foi mal recebido entre parlamentares bolsonaristas. Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou em nota nesta terça-feira que a negociação é “inadequada”, pois “só cabe ao Congresso Nacional, por lei ordinária, conceder perdão estatal”.

Discord em investigação

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) acionou o MPF para solicitar a investigação civil e criminal da atuação da plataforma Discord em crimes de ódio no Brasil. Listando diferentes episódios de violência articulados através da rede, o parlamentar afirma que a medida busca impedir que o espaço virtual sirva ao aliciamento de jovens para o cometimento de crimes.

Vacinação obrigatória

A Comissão de Direitos Humanos do Senado analisa nesta quarta-feira uma sugestão originária do Portal e-Cidadania que trata da proibição da exigência de vacina contra Covid-19 nas escolas. A proposta, que conta com parecer favorável do relator Márcio Bittar (União-AC), argumenta que a obrigatoriedade configura uma espécie de “segregação social” que viola princípios constitucionais.

Responsabilização nas redes

Representantes dos signatários do abaixo-assinado “Navegar é Preciso, Regulamentar as Redes Também” entregaram o manifesto nesta terça-feira à presidência do Senado, fazendo um apelo pela regulação das redes sociais. O documento, apoiado por artistas, intelectuais, políticos e militantes dos direitos humanos, já conta com milhares de assinaturas favoráveis ao avanço da discussão no Legislativo.

Extremismo individual

A Polícia Federal informou em nota nesta terça-feira que Francisco Wanderley Luiz agiu sozinho ao detonar explosivos em frente ao STF, em novembro de 2024, na Praça dos Três Poderes. Após uma série de apurações, a corporação concluiu que não houve participação ou financiamento de terceiros e que o crime foi motivado por extremismo político.

Símbolos gaúchos

O Executivo gaúcho sancionou nesta semana a lei que reconhece oficialmente o vinho e o espumante como símbolos do RS. Proposta pelo deputado estadual Guilherme Pasin (PP), a nova legislação busca cooperar com a valorização da vitivinicultura do Estado, além de incentivar o avanço do enoturismo e o desenvolvimento das regiões produtoras.

RS na Brazilian Week

Uma comitiva gaúcha liderada pelo governador Eduardo Leite participará entre 11 e 15 de maio, em Nova York, da programação da “Brazilian Week”. A presença do RS no evento, considerado a maior vitrine internacional de potencialidades brasileiras nos EUA, visa atrair investimentos para o Estado e aprofundar parcerias em inovação tecnológica.

Maternidade na penitenciária

Dez grávidas e lactantes privadas de liberdade do Presídio Feminino Madre Pelletier foram contempladas com kits do programa Mãe Gaúcha, que fornece itens essenciais para recém-nascidos de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os materiais foram entregues nesta terça-feira pelas secretarias de Sistemas Penal e de Desenvolvimento Social às apenadas, que permanecem alocadas na Unidade Materno-Infantil da penitenciária.

Golpes na Capital

Criminosos estão utilizando o nome da prefeitura de Porto Alegre para aplicar golpes através do envio de e-mails fraudulentos. As mensagens falsas apresentam supostas intimações, cobranças de taxas ou informações quanto à existência de processos judiciais em nome do contribuinte, com o objetivo de induzi-lo ao erro.

Trabalho seguro

A Secretaria Geral de Governo de Porto Alegre empossou nesta terça-feira os integrantes da Comissão Segurança e Saúde Trabalho para o biênio 2024/2026. O colegiado atua prioritariamente no desenvolvimento de atividades de prevenção de doenças e acidentes no trabalho, além de melhorias nas condições ambientais laborais a todos os servidores públicos municipais.

Qualificação urbana

Dando continuidade às ações do programa RS Seguro COMunidade, o Executivo gaúcho e a prefeitura de Porto Alegre assinam nesta quarta-feira a ordem de início da execução do projeto urbanístico integrado no território Rubem Berta. A ação viabilizará a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas da região, incluindo a Praça Major Rubem Berta.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Projeto que prevê multa por uso de drogas em locais públicos do RS avança na Assembleia
Ministro da Agricultura anunciou prorrogação das dívidas de custeio, investimento, e das CPRs para produtores rurais
https://www.osul.com.br/ccj-da-camara-rejeita-recurso-e-cassacao-de-glauber-braga-sera-decidida-em-plenario/ CCJ da Câmara rejeita recurso e cassação de Glauber Braga será decidida em plenário 2025-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar