Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A Secretaria de Reconstrução do Governo Federal, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal entregaram ontem 50 novas moradias para famílias em Porto Alegre. Após a entrega de casas e apartamentos na capital, Maneco Hassen foi criticado por não mencionar a prefeitura de Porto Alegre como parceira do empreendimento.
Maneco Hassen: “Nunca fomos convidados, nem pela prefeitura, nem pelo Estado”
Maneco conversou com o colunista ontem à noite, desde Santa Maria. Sobre o episódio de Porto Alegre, onde a equipe do governo federal não teria incluído a participação da prefeitura, disse que iria ver o que houve. Segundo ele, “deveriam ter sido convidados”.
O Secretário da Reconstrução observa porém que “também nunca fomos convidados nem pela prefeitura, nem pelo Estado”, referindo-se a eventos semelhantes. Sobre o material do Governo Federal divulgando as entregas, com omissão da prefeitura de Porto Alegre, Hassen comentou ainda que “não lembro da gente – o governo federal – sair nos da prefeitura. Mas vou conferir”.
CPI da Pousada Garoa vai pedir prisão do suspeito de colocar fogo no prédio
Uma testemunha revelou ontem o nome do suspeito de atear fogo no prédio da Pousada Garoa, conforme um vídeo divulgado. Em depoimento sigiloso à CPI da Câmara de Porto Alegre, a testemunha confirmou o nome da pessoa que teria ateado fogo e fugido do local, provocando o incêndio criminoso. Com base no depoimento dessa testemunha, os vereadores aprovaram a elaboração de um documento que será encaminhado ao Poder Judiciário, pedindo a prisão desse suspeito.
Marcel van Hattem afirma que “esquerda obstruiu medidas para coibir fraudes no INSS”
Com base em registros da imprensa nos últimos anos, o deputado Marcel van Hattem (NOVO) afirma que “agora que a fraude bilionária no INSS veio à tona, a esquerda finge demência, mas basta dar uma olhada nos discursos no plenário da Câmara para expor a hipocrisia.”
Em uma dura crítica, o deputado se refere ao episódio do assalto aos aposentados, afirmando que “o PT e seus puxadinhos obstruíram votações, defenderam sindicatos e atacaram o texto original da Medida Provisória de Bolsonaro que buscava coibir fraudes”. Marcel van Hattem considera urgente a instalação da CPMI, e critica ainda a forma como o caso vem sendo apurado:
“Hoje, os mesmos sindicatos corruptos que petistas blindaram estão sendo investigados pela Polícia Federal”, menos o do irmão do Lula, claro! Por que será?”.
Associação Brasileira de Proteína Animal e ApexBrasil renovam convênio de apoio às exportações
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram ontem, novo convênio que fortalece as estratégias de exportações das proteínas de aves, suínos e ovos do Brasil. A assinatura ocorreu no novo escritório da ABPA e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), inaugurado em Pequim (China).
Assinado pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin, e pelo presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, o novo convênio será ampliado em volume de ações diretas de negócios e de fortalecimento da imagem setorial no mercado global.
Jair Bolsonaro diz que as bases construídas no seu governo sustentam a economia hoje
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que as bases que hoje sustentam a economia brasileira foram construídas no seu governo:
“Apesar das críticas e da intensa pressão política, nossa gestão implementou reformas estruturantes que hoje servem de esteio para o governo Lula, mesmo com seu aumento estratosférico de gastos públicos, sem retorno significativo em infraestrutura, sem melhorias reais para o povo, com a criação de número recorde de ministérios e a ausência de um plano de governo que não dependa do apoio da maior parte da imprensa, que insiste em criar narrativas sobre a última gestão” . Bolsonaro indica pontos importantes dessa herança deixada para o governo Lula:
“Entre os principais legados estão o Teto de Gastos (ainda que posteriormente modificado), a autonomia do Banco Central, a modernização da Previdência, os recordes de arrecadação com diminuição de impostos, as privatizações estratégicas e o forte avanço da digitalização do Estado, o que reduziu despesas com a máquina pública. O governo Bolsonaro entregou um país com inflação em queda, Selic em trajetória de controle, reservas cambiais em alta e superávit primário de mais de R$ 50 bilhões”, afirma.
* Instagram: @flaviorrpereira
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.