Domingo, 18 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de maio de 2025
Jogando fora de casa na noite desse sábado (17) pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio perdeu de virada por 2 a 1 para o São Paulo. O tricolor gaúcho saiu na frente aos 37 minutos do primeiro tempo com gol de Aravena, mas o time anfitrião igualou o placar e virou a partida com um pênalti no fim da segunda etapa. Com o resultado, a equipe de Mano Menezes voltou à zona de rebaixamento, com 9 pontos.
O próximo compromisso do Grêmio é nesta terça-feira (20), na Arena, contra o CSA, pela Copa do Brasil.
O Jogo
No Morumbis, o Grêmio abriu o placar com Aravena antes do intervalo. Em contra-ataque rápido, o atacante deixou dois marcadores na saudade e finalizou rasteiro. No entanto, Arboleda deixou tudo igual e André Silva decretou a virada para O São Paulo. O empate saiu aos 3 minutos do segundo tempo, enquanto a virada aconteceu aos 39min.
O São Paulo começou melhor, controlou as ações e chegou perto de marcar contra o Grêmio duas vezes, inclusive antes dos 10 minutos. Com mais posse de bola e pressão na área adversária, parecia que seria questão de tempo até o Tricolor Paulista abrir o placar. Porém, das 11 finalizações no 1º tempo, apenas duas foram em direção ao gol, e Volpi agarrou.
A equipe gaúcha se defendeu como pôde, correu atrás da bola durante quase toda a etapa, e abriu o placar no contra-ataque. A estratégia bem definida foi coroada pela eficiência de Alexander Aravena no ataque, que concluiu apenas uma vez contra a meta de Rafael, antes do intervalo.
A equipe paulista ajustou a pontaria no segundo tempo, deixando tudo igual no marcador em jogada aérea, quando o relógio apontava apenas 3 minutos. Depois disso, o São Paulo teve pressa pela virada e, no ímpeto de buscar o segundo gol, errou muito na troca de passes. O contragolpe seguiu sendo a única opção dos visitantes, sem criatividade para construir jogadas. Nem mesmo as mudanças promovidas por Sindei Lobo conseguiram tirar o Grêmio do campo de defesa.
Por fim, uma falha da defesa do Tricolor Gaúcho decretou o resultado positivo para os paulistas. Luciano foi derrubado na área, e a arbitragem marcou pênalti com o auxílio do VAR. André Silva converteu e decretou a vitória.
Lances importantes
Passou perto! Na primeira finalização da partida, aos 10 segundos, André Silva arriscou uma bomba de fora da área, de pé esquerdo, e assustou o goleiro Volpi.
Volpi no lance! Oscar fez belo cruzamento, André Silva recebeu em boa condição, mas se atrapalhou e caiu. No chão, tentou finalizar, mas Volpi estava bem colocado e encaixou a defesa.
0x1 de contra-ataque. O São Paulo perdeu a bola no ataque, deixou um buraco na marcação, e Aravena foi lançado sozinho, em velocidade, nas costas de dois marcadores. O atacante levou a melhor, ficou cara a cara com Rafael e bateu no cantinho esquerdo do goleiro, que se esticou, mas não conseguiu impedir o gol.
Volpi de novo! Após outro belo cruzamento de Oscar pela direita, Enzo Díaz disputou no alto com a zaga gremista, e a sobra ficou com Luciano, que finalizou. Mais uma vez, o goleiro impediu o ataque do SPFC.
1×1 de cabeça. Enzo Díaz cobrou falta próxima ao bico direito da área adversária com categoria. Entre dois zagueiros, Arboleda apareceu livre para testar a bola no fundo.
Ficha técnica
– São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino, Enzo Díaz; Marcos Antônio (Pablo Maia, Lucca), Alisson, Oscar (Bobadilla), Lucas Ferreira (Cédric); Luciano, André Silva. Técnico: Luís Zubeldía.
– Grêmio: Volpi; João Pedro (Ronald), Jemerson, Wagner Leonardo, Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo), Monsalve (Arezo), Alysson (Pavón), Aravena (Amuzu); Braithwaite. Técnico: Sidnei Lobo.
– Arbitragem: A partida foi apitada por Rodrigo José Pereira de Lima (PE) que teve como auxiliares Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).