Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de maio de 2025
Lionel Messi ganhou oito Bolas de Ouro ao longo da carreira, sendo o maior vencedor da premiação.
Foto: Divulgação/FifaMessi é o maior jogador da história do futebol e superou Pelé. É o que afirma o ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O pódio foi formado por outro jogador argentino: Diego Armando Maradona. Os únicos dois jogadores em atividade que apareceram na lista foram Messi e Cristiano Ronaldo.
A publicação traz apenas a lista dos 10 maiores jogadores da história do esporte, sem detalhar como foram feitas as escolhas. Cristiano Ronaldo, principal rival de Lionel Messi nas premiações individuais, ocupa a 4ª colocação, enquanto Johan Cruyff fecha os cinco melhores ranqueados.
O ranking conta com outros dois brasileiros: Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. A federação não deu detalhes dos critérios para as escolhas da lista. Mas o levantamento leva em consideração toda a carreira dos atletas, com os números, estatísticas e prêmios conquistados.
Ranking da IFFHS
1. Messi
2. Pelé
3. Maradona
4. Cristiano Ronaldo
5. Cruyff
6. Ronaldo
7. Zidane
8. Beckenbauer
9. Di Stefano
10. Ronaldinho Gaúcho
Lionel Messi ganhou oito Bolas de Ouro ao longo da carreira, sendo o maior vencedor da premiação. No ano de 2015, Pelé recebeu de forma simbólica uma Bola de Ouro, já que, de 1956 até 1995, apenas atletas europeus concorriam ao prêmio. Ficou reconhecido que Pelé teria ganho sete Bolas de Ouro, entre 1958 e 1970.
Vale lembrar que Lionel Messi é o jogador com mais títulos na história do futebol, com 44 troféus. Em 2015, Pelé chegou a ser reconhecido pela France Football, revista que entrega a Bola de Ouro. Conforme correção histórica do prêmio, é considerado que o brasileiro soma sete premiações.
Anteriormente, o argentino, do Inter Miami, foi eleito o melhor jogador da Major League Soccer na temporada 2024. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Messi recebe o prêmio das mãos de crianças que jogam nas categorias de base do Inter Miami. Juntas no gramado, elas formam a sigla MVP, de Most Valuable Player (Jogador Mais Valioso, em inglês).
“É uma honra receber esse prêmio das mãos de vocês. É um orgulho vê-los treinar. Sou muito feliz nesta cidade, neste clube, um clube que está crescendo. Que vocês sigam se esforçando e lutando por seus sonhos”, disse o argentino aos jovens na oportunidade.
Em sua primeira temporada completa nos Estados Unidos, o camisa 10 do Inter Miami levou o clube a uma campanha de 74 pontos na temporada regular, recorde histórico da competição. Contudo, a equipe caiu na primeira rodada dos playoffs, diante do Atlanta United.
Em 19 partidas da MLS no ano, Messi anotou 20 gols e deu 16 assistências, desempenho que o colocou na seleção do campeonato e que agora o premia com o Troféu Landon Donovan.