Terça-feira, 20 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Médicos alertam para sinais do câncer de colo do útero

Compartilhe esta notícia:

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 19 mulheres morrem diariamente no Brasil em decorrência do câncer de colo do útero. (Foto: Reprodução)

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 19 mulheres morrem diariamente no Brasil em decorrência do câncer de colo do útero. Para esse ano, a estimativa é de que apareçam 17 mil novos casos da doença, que em 99% dos registros é causada pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), sexualmente transmissível.

Lançada recentemente, a campanha da MSD no Brasil alerta para a conscientização sobre os vários tipos de câncer relacionados ao HPV. A ação foi detalhada em um evento em São Paulo, com a presença de médicos, depoimentos de pacientes, jornalistas, influenciadoras e da embaixadora da campanha, a apresentadora Fernanda Lima, que vestiu literalmente a camisa da causa tão importante e urgente.

“Eu acredito muito no poder da comunicação verdadeira. Quando a gente fala de coração e com empatia, as pessoas escutam. Enxergo a minha missão quase como uma conversa de amiga ou mesmo familiar”, diz a apresentadora.

Entre as formas de prevenção da doença estão a vacinação contra o vírus HPV como cuidado primário, exames de rotina e tratamentos adequados de lesões pré-cancerígenas. Hoje, o câncer de colo do útero é a principal causa de morte entre as mulheres com até 36 anos e a segunda entre as pacientes do sexo feminino com até 60 anos de idade. “A vacina contra o HPV já existe e estamos comprometidos em contribuir para um futuro em que a doença não seja mais uma realidade para as mulheres”, ressalta Fernando Cerino, diretor de vacinas privadas da MSD no Brasil.

Sintomas

Entre os sintomas do câncer de colo do útero estão sangramento vaginal anormal, que pode ocorrer fora do período menstrual, após a relação sexual ou na mulher menopausada, dores locais e corrimento vaginal espesso, com mau cheiro de cor que pode variar entre rosado, marrom ou com a presença de sangue vivo.

Já o vírus HPV muitas vezes não apresenta sintomas, mas, quando eles surgem, são tipo verrugas com aparência de couve-flor, que podem aparecer na vulva, vagina, colo do útero e ânus. A principal forma de prevenção de câncer de colo de útero é a vacina contra o HPV, disponível na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares e deve ser tomada por mulheres e homens com vida sexual ativa até os 45 anos de idade.

Você sabia?

– Cerca de 40% das lesões de alto grau de HPV não tratadas evoluem para um câncer em um período médio de 10 anos.

– O câncer de colo do útero pode ser diagnosticado por meio do exame Papanicolau ou testes para HPV.

– 70% das mulheres indígenas morrem mais do que mulheres brancas pelo câncer de colo de útero. Uma disparidade social.

– 40% dos homens deixam as mulheres quando elas têm câncer de colo do útero.

– O HPV pode causar não só câncer de colo de útero, mas também tumores de ânus, pênis, vulva e garganta.

– O uso de preservativos não impede totalmente o contato com o HPV, embora ele seja indicado para prevenir ISTs de maneira geral, como HIV, sífilis e gonorreia. As informações são do jornal A Tribuna.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Porto Alegre tem 102% de ocupação nos leitos do SUS e Secretaria da Saúde intensifica o monitoramento
General Motors apresenta bateria que vai baratear os carros elétricos
https://www.osul.com.br/medicos-alertam-para-sinais-do-cancer-de-colo-do-utero/ Médicos alertam para sinais do câncer de colo do útero 2025-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar