Domingo, 25 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Descontos indevidos do INSS: devoluções começam nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

O valor será adicionado automaticamente, portanto, não é preciso que o aposentado ou pensionista tome qualquer providência. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos na folha de pagamentos referente ao mês de abril terão os valores devolvidos a partir da segunda-feira(26). Ao todo, a instituição deve reembolsar R$ 292 milhões aos beneficiários.

O valor é referente aos descontos indevidos que ocorreram mesmo após o bloqueio de desvios, após a descoberta do escândalo de corrupção, por uma questão de calendário — o bloqueio ocorreu após a folha já ter sido fechada.

Diferentemente dos valores descontados nos meses passados, esse valor foi retido pelo INSS e não repassado às entidades associativas envolvidas no desvio irregular.

A devolução ocorrerá junto com o pagamento da folha referente ao mês de maio, que ocorre de 26 de maio a 6 de junho.

Esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada.

O valor será adicionado automaticamente, portanto, não é preciso que o aposentado ou pensionista tome qualquer providência.

A data exata da devolução depende do valor do benefício (se é igual ou maior que um salário-mínimo) e do último algarismo do número de Benefício (NB) — sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Confira abaixo as datas de devolução.

 

Quem ganha até um salário-mínimo

Final 1    26 de maio
Final 2    27 de maio
Final 3    28 de maio
Final 4    29 de maio
Final 5    30 de maio
Final 6    2 de junho
Final 7    3 de junho
Final 8    4 de junho
Final 9    5 de junho
Final 0         6 de junho

Quem ganha acima de um salário-mínimo

Final 1 e 6    2 de junho
Final 2 e 7    3 de junho
Final 3 e 8    4 de junho
Final 4 e 9     5 de junho
Final 5 e 0     6 de junho

Já os descontos indevidos que aconteceram antes de abril precisam ser sinalizados pelo beneficiário ao INSS. A informação deve ser repassada à instituição por meio aplicativo Meu INSS, que também tem versão de site, ou pelo telefone 135. Nesse caso, o beneficiário só precisa informar se reconhece ou não o desconto e quem fará a comprovação serão as instituições e o próprio INSS. O pagamento dos descontos indevidos desse segundo caso, no entanto, ainda não tem data oficial para começar. As informações são da Revista Veja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo Lula abre a “caixa preta” de dados sobre convênios
Justiça condena o INSS a indenizar idosa; governo teme efeito-cascata
https://www.osul.com.br/inss-comeca-a-devolver-descontos-indevidos-nesta-segunda-feira/ Descontos indevidos do INSS: devoluções começam nesta segunda-feira 2025-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar