Terça-feira, 02 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Eduardo Bolsonaro chama Alexandre de Moraes de “tirano” e diz que há “perseguição” no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Eduardo contou que vem participando de reuniões periódicas na Casa Branca e no Congresso americano.

Foto: Reprodução
Em discurso revoltado, deputado criticou agentes por compactuarem com ministro do STF. (Foto: Reprodução/YouTube)

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “tirano” e afirmou que há perseguição política em curso no Brasil. Ele ainda disse que tem interesse em disputar a Presidência se essa for “uma missão” dada a ele por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista à revista VEJA, concedida em Dallas, nos Estados Unidos, onde tem vivido nos últimos meses, ele sugeriu que sua saída do Brasil se deu por razões de segurança pessoal e de liberdade política.

“O Brasil deveria ter tido a decência de conseguir parar o Alexandre de Moraes. Não aconteceu. Por isso, tivemos que recorrer aqui às autoridades americanas. Vamos dar assim o primeiro passo para resgatar a democracia brasileira. O STF hoje derruba aquilo que foi aprovado pelo Congresso. Não é uma democracia saudável”, afirmou Eduardo Bolsonaro em entrevista.

Na ocasião, Eduardo ainda defendeu sua atuação como legítima. Em diversas ocasiões, o filho de Jair Bolsonaro afirmou que, quanto mais a Primeira Turma do STF avançasse no julgamento de seu pai, mais ele trabalharia nos Estados Unidos para obter sanções, especialmente contra Moraes, o relator do caso sobre a tentativa de golpe no 8 de Janeiro.

Eduardo contou que vem participando de reuniões periódicas na Casa Branca e no Congresso americano. Ele também relatou manter contato com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e com o presidente da Argentina, Javier Milei.

“Não tem nada de ilegal na minha atividade aqui”, disse Eduardo. “Se eu tivesse fazendo algum ato criminoso, então, as autoridades americanas com as quais eu me relaciono também estariam cometendo o mesmo delito.”

Na última segunda-feira (26), Moraes decidiu aceitar o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e determinou investigação contra a atuação de Eduardo nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

O procurador-geral Paulo Gonet listou uma série de declarações públicas de Eduardo e afirmou que havia material suficiente para acusar o deputado de coação no curso do processo contra integrantes do STF.

O pedido de investigação da PGR foi baseado na representação apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). O líder do PT na Câmara afirmou que salvou conteúdo publicado por Eduardo nas redes sociais que o deputado licenciado criou provas contra si mesmo.

Na semana passada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que “há uma grande possibilidade” de o ministro do Supremo ser alvo de sanções por parte do governo de Donald Trump.

Já nessa quarta-feira (28), Rubio anunciou que o país vai restringir visto para “autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”. Sem citar Moraes diretamente, mencionou a América Latina como um dos exemplos de aplicação.

Ao ser questionado se “pensa em ser candidato a presidente”, Eduardo respondeu que “se for uma missão dada” por Bolsonaro, vai cumprir.

“Obviamente, se for uma missão dada pelo meu pai, vou cumprir. Inclusive, meu nome já figurou em algumas pesquisas, né? Fiquei feliz. Mas eu acho que, numa democracia normal, quem deveria ser um candidato mesmo deveria ser o Jair Bolsonaro, que inclusive lidera nas pesquisas”, disse. O ex-presidente está inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
30 de maio de 2025 22:53

Esse já pode arrumar as malas prá ir pro HOTEL PAPUDA. MARGINAL

Vanderlei Stefani
30 de maio de 2025 23:22

Bananinha = Silvério dos Reis

Vanderlei Stefani
30 de maio de 2025 23:32

Bolsonaro é réu por cinco crimes na ação penal do golpe: organização criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado…. Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/…/como-tarcisio-tentou…/.

Getulio S. Dias Academico
30 de maio de 2025 23:42

Eduardo – amigo de Domingos Calabar.

Nicolas Marconi
31 de maio de 2025 09:12

Pra mim chega desses merda darem notícias.
Manda pra cadeia e pronto

Onda de frio: ginásio de Porto Alegre recebe mais de 80 pessoas em situação de rua
Desaprovação a Lula volta a subir e atinge maior índice: 53,7%, aponta pesquisa
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x