Sexta-feira, 10 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma sanciona alterações no novo Código de Processo Civil

Compartilhe esta notícia:

Entre os principais aspectos abordados pelo novo código estão o fortalecimento das soluções consensuais e dos precedentes (Foto: Banco de Dados)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem nenhum veto, lei aprovada pelo Congresso que altera dispositivos do Código de Processo Civil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05). A iniciativa reverte mudanças que haviam sido incluídas na aprovação do novo código, em março do ano passado, como o fim do juízo prévio de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário, alteração que causou polêmica entre advogados e juristas.

A medida nega ainda prosseguimento a recurso extraordinário ou especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça. Além disso, retira a obrigatoriedade dos processos serem decididos em ordem cronológica, ponto que sofreu críticas de juízes e desembargadores, e limita após o trânsito em julgado da sentença a recuperação de valores pagos a título de multa.

As alterações foram feitas antes mesmo do novo código entrar em vigor, em março deste ano. As mudanças visam acelerar o trâmite das ações no País. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Governo revê decreto de renegociação de dívidas com os Estados e municípios
Os supermercados de Porto Alegre só não funcionarão na terça-feira de carnaval
Pode te interessar