Terça-feira, 07 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A polêmica no envio de amostras brasileiras de zika vírus ao exterior

Compartilhe esta notícia:

O vírus foi detectado no homem durante sua visita a Joanesburgo (Foto: Reprodução)

Uma queixa de cientistas norte-americanos e europeus sobre dificuldades no acesso a amostras brasileiras do zika vírus foi amplamente divulgada pela imprensa internacional nos últimos dias. Segundo os relatos, o País estaria dificultando a entrega de material de pesquisa importante para o desenvolvimento de kits de diagnóstico, remédios e vacinas.

Por trás disso estão, afirmaram especialistas, entraves legais e uma tentativa de fazer com que os pesquisadores estrangeiros venham estudar a doença no Brasil, em parceria com os cientistas daqui, e não em seus países de origem.

O objetivo seria garantir que eventuais avanços científicos beneficiem em primeiro lugar a população brasileira – a mais atingida até agora pela epidemia de zika. Para muitos, no entanto, trata-se de um protecionismo desnecessário diante de uma epidemia global.

Segundo a reclamação, os pesquisadores estrangeiros estariam se valendo de amostras de epidemias passadas – em locais como Polinésia Francesa e Uganda – para fazer seus trabalhos, o que não é o ideal.

O presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Paulo Gadelha, disse não poder enviar amostras para o exterior devido à nova lei que protege o patrimônio genético nacional, ainda não regulamentada. (BBC Brasil)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Risco de transmissão do zika vírus divide pediatras
Planos de saúde não cobrem exame para detecção do zika vírus
https://www.osul.com.br/a-polemica-no-envio-de-amostras-brasileiras-de-zika-virus-ao-exterior/ A polêmica no envio de amostras brasileiras de zika vírus ao exterior 2016-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar