Domingo, 23 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Após empate de 4 a 4, Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista 9º título da Copa América Feminina

Compartilhe esta notícia:

Em duelo com prorrogação, equipes empataram em 4 a 4, com dois gols de Marta. (Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

Foram mais de 120 minutos de emoção no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (Equador), na noite desse sábado (2). As Seleções Femininas de Brasil e Colômbia protagonizaram um duelo com prorrogação e que sacramentou o principal clássico da modalidade no continente. Após um empate de 4 a 4, as brasileiras venceram por 5 a 4 nos pênaltis, conquistando seu nono título da Copa América.

Quando tudo parecia perdido no final dos acréscimos do segundo tempo, a veterana Marta aplicou um potente chute de fora da área e marcou o gol de empate: 3 a 3, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, ela usou a ponta da chuteira para virar o placar e deixar a equipe pela primeira vez à frente, mas a Colômbia igualou tudo novamente.

Nos pênaltis, a “Rainha” desperdiçou o que seria a cobrança final, mas depois as colombianas também erraram. Melhor para o Brasil.

Jogo

Ao contrário da última final da Copa América, em que o Brasil ganhou da Colômbia por 1 a 0 com um gol de pênalti, a decisão teve direito a todo tipo de emoção. A seleção brasileira ficou atrás no placar durante boa parte do jogo: aos 25 minutos, Linda Caicedo abriu o marcador, e a partir daí se iniciou uma longa jornada do Brasil de correr atrás do prejuízo. Totalmente dominado pelas adversárias, o Brasil empatou de pênalti com Angelina, já nos acréscimos da primeira etapa — depois de duas substituições.

No segundo tempo, o Brasil subiu de rendimento e vivia seu melhor momento na partida, até que Tarciane calibrou mal um recuo e empurrou contra a meta de Lorena, que não conseguiu evitar. Mas a seleção brasileira não se abalou e seguiu buscando o empate a todo incessantemente. O esforço deu resultado com um gol da artilheira da Copa América, Amanda Gutierres, em belo chute cruzado contra o gol de Tapia — sua companheira de Palmeiras.

Mas a defesa brasileira, principal problema durante toda a partida, voltou a falhar. Isa Haas e Mariza apenas acompanharam Linda Caicedo e Mayra Ramírez e observaram quando a atacante do Chelsea deixou a Colômbia na frente mais uma vez, aos 38 do segundo tempo. Mas a estrela de Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, brilhou.

Aos 39 anos, ela empatou a partida no último lance do tempo regulamentar, com um chute fuzilante de fora da área. E, como se fosse pouco, marcou mais uma vez no primeiro tempo da prorrogação, aproveitando uma bola lançada na área e empurrando com a ponta da chuteira a bola para o fundo da rede. Na comemoração, beijou a própria chuteira: uma reverência à genialidade da Rainha do futebol.

Mesmo com o cansaço visível, as colombianas não desistiram. Aos 116 minutos, apenas quatro para o final da prorrogação, Leicy Santos cobrou uma falta perfeita da entrada da área e igualou o placar mais uma vez. A goleira Tapia novamente pediu atendimento médico e desperdiçou minutos de bola rolando, um hábito que manteve do segundo tempo regulamentar em diante. As equipes foram para os pênaltis com 4 a 4 no placar.

Nas penalidades, o clima ficou ainda mais tenso. Tarciane, Gutierres e Mariza acertaram para o Brasil, mas Angelina parou nas mãos de Tapia. Do lado da Colômbia, Usme e Restrepo converteram, mas Pavi isolou e Lorena defendeu a cobrança de Leicy Santos. Na quinta cobrança, Marta se preparou para bater o pênalti do título, mas a goleira colombiana defendeu.

Nas cobranças alternadas, Jhonson e Luany marcaram, enquanto Bonilla descontou. Quem decidiu foi a goleira brasileira, que acertou o lado da finalização de Carabalí e garantiu não só o nono título para o Brasil e a manutenção da hegemonia no continente. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Atendimento médico domiciliar: governo federal é condenado a ressarcir o RS em mais de R$ 2 milhões
Governo gaúcho lança novo edital da Lei de Incentivo à Cultura
https://www.osul.com.br/apos-jogo-de-oito-gols-brasil-vence-a-colombia-nos-penaltis-e-conquista-nono-titulo-da-copa-america-feminina/ Após empate de 4 a 4, Brasil vence a Colômbia nos pênaltis e conquista 9º título da Copa América Feminina 2025-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar