Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 26 de agosto de 2025
Lewandowski é uma das autoridades brasileiras que teve o visto de entrada nos EUA suspenso pelo governo do país
Foto: Reprodução de vídeoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (26) a suspensão do visto de entrada nos Estados Unidos do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinada pelo governo do país.
“Minha solidariedade e solidariedade do governo a você por conta do gesto irresponsável dos Estados Unidos de cassarem o teu visto”, afirmou Lula, referindo-se a Lewandowski durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade. Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você”, prosseguiu o petista.
Segundo Lula, o ministro deve ter orgulho da sua atuação no governo brasileiro. “O que você fez para que os caras tivessem tanto ódio do Brasil que chegassem a suspender o visto do nosso ministro da Justiça? Essas atitudes são inaceitáveis, não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte, contra qualquer personalidade brasileira. Minha solidariedade, Lewandowski!”, concluiu Lula.
No mês passado, os Estados Unidos suspenderam os vistos de Alexandre de Moraes e de outros sete ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Na mesma ocasião, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve a permissão para entrar nos Estados Unidos suspensa.
Neste mês, foi a vez do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da mulher dele e da filha terem o documento cancelado.
Representantes do governo norte-americano justificam a ação alegando que estão punindo estrangeiros que consideram autores de censura. O presidente Donald Trump também acusa o STF de “perseguir” o ex-presidente Jair Bolsonaro.