Sábado, 22 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Figueira que crescia no talude do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, é remanejada para área de preservação

Compartilhe esta notícia:

Retroescavadeira foi usada para preservar o sistema radicular da planta

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Porto Alegre, RS, Brasil, 15/9/2025: Uma figueira que crescia junto ao talude do Arroio Dilúvio, nas imediações do campus da PUCRS, foi remanejada nesta segunda-feira, 15, por equipes do Dmae. Foto: Luciano Lanes/PMPA

Uma figueira que crescia no talude do Arroio Dilúvio, nas imediações do campus da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), foi remanejada nesta segunda-feira (15), por equipes do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos). O transplante contou com o auxílio de uma retroescavadeira, para preservar o sistema radicular da planta.

Após a retirada do canal de escoamento, a árvore foi transportada de caminhão até o Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, no limite entre Porto Alegre e Viamão, e replantada em área pertencente ao Dmae – onde funcionou, até 2013, a ETA (Estação de Tratamento de Água) Lomba do Sabão.

“Se permanecesse no local, a figueira poderia tombar para dentro do arroio com o crescimento. Com esta operação, evitamos danos ao talude e garantimos o desenvolvimento da árvore em um espaço mais adequado”, explica o biólogo do Dmae, William de Togni.

A ação integra as obras de recuperação de pontos de fragilidade do talude e busca conciliar segurança estrutural com preservação ambiental. A figueira, espécie nativa do Estado, poderá se desenvolver plenamente em seu novo habitat.

Compensação

As intervenções do Dmae nas áreas de água, esgoto e drenagem podem envolver remanejo e compensação de vegetação. O órgão mantém diálogo constante com autoridades ambientais e conta com área de preservação próxima à Estação de Tratamento de Esgoto Serraria, na Zona Sul.

Espécie

Conhecida cientificamente como Ficus cestrifolia, a figueira é uma árvore de grande porte, de troncos baixos, ramos longos e copa em formato de sombrinha. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, seu plantio é indicado para áreas de preservação permanente ou para paisagismo de grandes espaços.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre é a Capital mais bem avaliada em ranking de transparência
Reforma da Unidade de Saúde Vila Elizabeth, em Porto Alegre, será entregue nesta terça-feira
https://www.osul.com.br/figueira-que-crescia-no-talude-do-arroio-diluvio-em-porto-alegre-e-remanejada-para-area-de-preservacao/ Figueira que crescia no talude do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, é remanejada para área de preservação 2025-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar