Domingo, 08 de novembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Oncofriends e Instituto Ceos promovem debate sobre câncer ginecológico e prevenção no Hospital Fêmina

Compartilhe esta notícia:

Seminário Setembro em Flor discute prevenção do câncer ginecológico no Hospital Fêmina

Foto: Paulo Fonseca

Nesta segunda-feira, dia 22, a Oncofriends e o Instituto Ceos realizaram o Seminário Setembro em Flor, no Hospital Fêmina, em Porto Alegre. O evento marcou os 52 anos de funcionamento do hospital e reuniu cerca de 50 profissionais para uma manhã de muito aprendizado. Durante a manhã, as participantes receberam orientações sobre avanços na prevenção e no tratamento de doenças oncológicas ginecológicas, que atingem muitas mulheres no mundo.

“Como pacientes oncológicas, ter a oportunidade de entrar em um hospital 100% SUS e dialogar diretamente com os servidores é muito importante. Antes, eles nos deram o primeiro acesso às pacientes; agora, conseguimos falar com quem está na linha de frente. Isso reverbera tanto na vida desses profissionais e suas famílias quanto no cuidado com os pacientes”, destacou Daniela Miranda, gestora da Oncofriends.

Entre os temas abordados, os especialistas apresentaram dados sobre o câncer de colo de útero, que é o mais letal entre mulheres com até 35 anos de idade e o segundo que mais mata mulheres até os 60 anos. Segundo os dados apresentados, uma mulher morre a cada dois minutos no mundo devido ao câncer de colo de útero. O Hospital Fêmina concentra um grande volume de casos diagnosticados em estágio avançado.

A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), principal causa do câncer de colo do útero, foi reforçada como medida essencial de prevenção.

“Evidências científicas indicam que, se toda a população se vacinar ainda na juventude, poderemos erradicar esse câncer que afeta tantas famílias. A vacina, aliada aos novos tratamentos que a pesquisa clínica desenvolve, é fundamental na prevenção e no tratamento”, ressaltou o CEO do Instituto Ceos, Paulo Pitrez.

Além das discussões sobre a doença, os participantes também conheceram iniciativas da Promotoria da Infância, ligadas ao acolhimento de jovens e famílias, além de orientações sobre autodefesa e sobrevivência.

Noite de doar

O encontro também marcou o lançamento da Noite de Doar, que será realizada no dia 2 de dezembro, em parceria da Oncofriends com Instituto Ceos, Moda Alegre e apoio do Café da Catedral. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para o projeto Cuidar de quem cuida, que visa a aquisição de móveis para a área de convivência de profissionais da saúde, reforma da sala de espera para pais com filhos na UTI Neonatal e de registros de nascimento. Além disso, visa fortalecer as ações da Oncofriends e do Moda Alegre, que atua em 25 comunidades de Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Governo Trump anuncia sanção contra esposa de Alexandre de Moraes com Lei Magnitsky, usada pelos EUA para punir estrangeiros
Secretária do Meio Ambiente do RS participa nos Estados Unidos de evento internacional sobre adaptação climática
Pode te interessar