Terça-feira, 30 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Justiça gaúcha determina o afastamento de vereador investigado por prática de “rachadinha”

Compartilhe esta notícia:

Parlamentar de Sapiranga exigia parte dos salários e o todo o vale-alimentação de seus CCs. (Foto: Freepik)

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça determinou nessa segunda-feira (29) o afastamento temporário – por 90 dias – de um vereador do município gaúcho de Sapiranga (Vale do Sinos). Ele é alvo de investigação por suspeita de praticar esquema de “rachadinha” – apropriação indevida de dinheiro ou benefícios de funcionários de gabinete.

O parlamentar também teve bens pessoais bloqueados, em um limite de R$ 50 mil, como forma de preservar a instrução processual e garantir o ressarcimento dos recursos desviados por meio do ato de improbidade administrativa. Não foram divulgadas informações sobre a identidade do parlamentar.

Vale-alimentação “confiscado”

De acordo com o promotor responsável pelo caso, Laerte Kramer Pacheco, um inquérito civil apontou que os ocupantes de cargos em comissão (CC) do gabinete eram coagidos a entregar ao vereador parte do que ganhavam. Tratava-se de uma condição implícita para que permenecessem nos cargos.

Os repasses eram mensais, envolvendo uma fração dos salários e também o “confisco” de todo o vale-alimentação. “Uma das vítimas teve mais de R$ 14 mil gastos por meio do cartão de saque do benefício, sem jamais acessá-lo”, relata o promotor. “Diante da gravidade dos fatos, a Justiça entendeu por deferir o pedido de afastamento, em caráter liminar”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre experimenta novas ferramentas de combate ao mosquito da dengue
Motocicleta é flagrada trafegando a 113 km/h na zona sul de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/justica-gaucha-determina-o-afastamento-de-vereador-investigado-por-pratica-de-rachadinha/ Justiça gaúcha determina o afastamento de vereador investigado por prática de “rachadinha” 2025-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar