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Brasil Governo federal quer ouvir sugestões da população brasileira sobre como usar a inteligência artificial na educação

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A consulta ficará disponível até o dia 29 deste mês

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A consulta ficará disponível até o dia 29 deste mês. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O governo federal quer ouvir sugestões da população brasileira sobre como usar a IA (inteligência artificial) na área da educação. Para isso, abriu na sexta-feira (10) uma consulta pública visando coletar contribuições da sociedade civil que vão ajudar a construir um referencial para desenvolvimento e uso responsáveis da ferramenta no setor.

A consulta ficará disponível na plataforma Brasil Participativo até o dia 29 deste mês. Todo cidadão que tiver interesse em ajudar as escolas a fazerem bom uso dessa tecnologia podem contribuir pelo site Brasil Participativo.

“Podem participar educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores, desenvolvedores e cidadãos interessados no tema”, informou o MEC (Ministério da Educação).

Temas

As contribuições serão agrupadas nos seguintes temas: proteção de dados; combate a vieses algorítmicos; direitos autorais e integridade acadêmica; critérios de transparência; protocolos de uso por faixa etária; formação docente; acessibilidade e prioridades de infraestrutura.

Em nota, o MEC afirmou que a inteligência artificial já está presente no cotidiano escolar “desde o planejamento de aulas à personalização das trajetórias de aprendizagem, especialmente no contexto da acessibilidade do ensino a estudantes com diferentes necessidades”.

Fundamentos e salvaguardas

Por meio do referencial a ser obtido com a ajuda da consulta pública, será possível definir “fundamentos e salvaguardas para que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem e não uma ameaça aos processos educacionais”.

Ainda segundo o MEC, entre as diretrizes, estarão a adoção de medidas como supervisão humana significativa em todas as etapas; alinhamento às finalidades pedagógicas; transparência e explicabilidade dos sistemas; governança e segurança de dados com avaliação de impacto algorítmico; compras públicas responsáveis e formação continuada de professores e gestores.

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