Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2025
O artista gráfico e designer produziu a logomarca da Rede Pampa de Comunicação, inspirada no pôr do sol do Guaíba e nas ondas de transmissão de imagem e som
Foto: DivulgaçãoFigura marcante no cenário gaúcho de publicidade e design, o artista gráfico Hélio Nardi comemora 50 anos de trajetória profissional com um álbum biográfico e exibição de suas obras. Sob o título “Helionardicinquentaanos”, a publicação de 220 páginas apresenta as peças produzidas pelo publicitário na comunicação visual e artes gráficas. A seleção também integra a exposição “Criatividade que desenhou numa história”, com fotos ampliadas dos trabalhos do publicitário. O lançamento ao público ocorreu na noite desta sexta-feira (17) na Livraria Santos do Pontal Shopping em Porto Alegre.
Entre os trabalhos de Nardi, destaca-se a logomarca da Rede Pampa de Comunicação, inspirada nas cores do pôr do sol de Porto Alegre e desenvolvida no final da década de 1970 para a emissora de TV, que em 2025 completa 45 anos.
“A marca simboliza o sol projetado sobre as águas do Guaíba e é circular para representar o movimento de propagação das ondas de som e imagem emitidas pela antena de TV para os aparelhos nas residências”, explica o autor, ressaltando a criação como um marco do início da carreira. “Foi a campanha da estreia da Pampa, premiada como melhor programação visual pelo salão de propaganda da época”, celebra. Hoje, Nardi acumula mais 270 prêmios na carreira.
Reunindo suas criações, reflexões e marcos profissionais, o álbum de capa dura representa uma homenagem a Hélio Nardi, consolidando a ideia de meio século de trabalho em comunicação visual e expressão criativa. A publicação busca apresentar um testemunho visual e textual da evolução de um criador que soube transitar entre estética, conceito e função — reunindo desde identidades visuais até projetos editoriais, peças gráficas, merchans, design e ainda mais, como sugerido nos setores mapeados no próprio álbum.
TVs e agências
A paixão pelo desenho, a logotipia e a comunicação visual vem da infância. Hélio conta que nasceu no mesmo ano que a televisão no país, em 1950, e que na juventude frequentava os programas de auditório da antiga TV Piratini, na capital. Admirava a produção dos cenários, produzidos diariamente. Autodidata, aprofundou seus conhecimentos em tipologia e ganhou agilidade como cartazista, ao desenhar letras e anúncios com pincel, lápis e canetas. Já atuava na TV Difusora, quando, em 1972, a emissora fez a primeira transmissão a cores no Brasil – a Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul. “Fiz o primeiro slide da TV a cores para a primeira versão do seriado Havaí 5.0”, utilizando espuma e algodão, relembra.
Mesmo muito jovem, sua criatividade fez tanto sucesso que chegou a ser disputado no mercado. Da posters para o varejo até a produção de campanhas nacionais e álbuns culturais, prosseguiu atuando nas maiores agências de publicidade do Estado e do Brasil, até concentrar-se no próprio estúdio, o HN Design, montado em sua casa, onde desenvolve projetos em design gráfico. “A exposição só está acontecendo por que guardei todos os meus trabalhos”, brinca.
Relevância local e cultural
A exposição das peças publicitárias configura-se como uma curadoria de trabalhos representativos da carreira de Nardi, permitindo aos visitantes acompanhar estilos, linguagens e variações ao longo do tempo. Apresenta a reprodução dos trabalhos produzidos para marcas nacionais e multinacionais e dos materiais utilizados, como réguas, esquadros e “canetinhas”, digitalizados pelo renomado fotógrafo gaúcho Leonid Streliaev. A iniciativa reforça o vínculo entre o mundo da comunicação e a comunidade artística local, trazendo ao público — não apenas especialistas em publicidade, mas amantes do design e da cultura visual — um olhar retrospectivo e pessoal.