Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Bruno Laux | 23 de outubro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Assembleia gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) solicitou a realização de uma audiência pública para debater com urgência a queda nos preços dos produtos agrícolas e seus impactos diretos na renda das famílias do campo. Protocolado junto à Comissão de Agricultura, o requerimento alerta para uma das piores crises enfrentadas pelo meio rural nos últimos anos, em especial nos setores de leite, trigo e arroz, que seguem com preços em queda acentuada. Weber defende o avanço de respostas rápidas e eficazes do Poder Público, diante dos impactos na sustentabilidade da produção e no sustento de milhares de agricultores familiares. A solicitação foi apresentada após reunião com órgãos, entidades e parlamentares na sede da Fetag-RS, nesta quinta-feira, em que foram realizados encaminhamentos de reivindicações da categoria para os governos.
Zoo abandonado
Depois de uma visita ao Zoológico de Sapucaia do Sul, a deputada Luciana Genro (PSOL) anunciou que irá acionar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para exigir recursos imediatos para reestruturar os recintos e o hospital veterinário. Segundo a parlamentar, a unidade – referência estadual em conservação e atendimento à fauna silvestre – enfrenta graves problemas estruturais e se mantém apenas graças ao esforço de trabalhadores e voluntários. Luciana alertou que o hospital opera no limite da capacidade e que a situação reflete o abandono do poder público. “O que vemos é o esforço heróico de trabalhadores e voluntários tentando compensar, com poucos recursos, o que o Estado deixou de fazer há muito tempo”, menciona a deputada.
Irrigação estadunidense
Em seu quarto dia de missão oficial aos Estados Unidos, a comitiva gaúcha liderada pelo vice‑governador Gabriel Souza realizou nesta quinta‑feira visitas técnicas a duas das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para irrigação de precisão. A primeira parada ocorreu na sede do grupo Valmont, em Valley (Nebraska), responsável por cerca de 40% dos pivôs centrais instalados no mundo, com mais de 250 mil equipamentos em operação em 120 países. Na sequência, a comitiva conheceu a sede da Lindsay Center Pivot Company, em Omaha, que apresentou tecnologias de controle e automação para gerenciamento hídrico e estudos sobre ganhos de produtividade obtidos com irrigação em diferentes culturas. As agendas tiveram o objetivo de conhecer tecnologias de ponta, fortalecer relações comerciais e reforçar o compromisso do Rio Grande do Sul em ampliar a área irrigada no Estado.
Eleição irregular
Diretoras do Sindicato dos Servidores de Viamão denunciaram à Comissão de Segurança do Legislativo gaúcho irregularidades na eleição para conselheiros do IPREV‑Viamão, que administra um fundo de R$450 milhões. Em oitiva nesta quinta-feira no colegiado, as dirigentes relataram que o processo, realizado há cerca de dois meses, contou com voto irregular de CCs e terceirizados, ausência de sigilo eleitoral e possibilidade de manifestação por telefone, além de perseguições e ataques a sindicalistas nas redes sociais. As depoentes relataram também medidas administrativas contra a entidade, como tentativa de despejo do espaço do sindicato, retirada de vales e descontos indevidos. O Ministério Público abriu investigação após quatro pedidos, mas persiste o temor de que o episódio afaste servidores de uma eventual nova votação. Em resposta ao exposto, a deputada Stela Farias (PT) garantiu que a comissão acompanhará as apurações, ressaltando que a disputa afeta o futuro previdenciário de servidores que contribuíram a vida inteira.
Cotas para agentes
O vereador Alexandre Bobadra (PL) apresentou projeto na Câmara de Porto Alegre que reserva 1% das vagas em concursos públicos municipais para profissionais das carreiras de segurança pública e correlatas. Segundo o autor, a medida visa reconhecer o esforço e a relevância desses profissionais, que atuam na preservação da ordem, na proteção da população e na execução de políticas públicas essenciais. Se aprovada, a reserva beneficiará servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária, Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros, Polícias Penais, Guardas Municipais, Instituto‑Geral de Perícias e Fundação de Atendimento Sócio‑Educativo do RS. “Muitas dessas carreiras exigem dedicação integral e expõem seus agentes a riscos constantes, justificando o incentivo à sua integração nos quadros municipais”, defende o vereador. (Por Bruno Laux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.