Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Segunda Turma do Supremo terá maioria de ministros alinhados a teses bolsonaristas, ao contrário da primeira

Compartilhe esta notícia:

O futuro indicado à corte por Lula, por sua vez, preencheria o lugar hoje de Gilmar na Segunda Turma.(Foto: Fellipe Sampaio /STF)

Observadores do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que a mudança de turma de Luiz Fux pode recriar a chamada “loteria judiciária”, que já ocorreu em anos passados.

Isso acontece quando as duas turmas da corte têm características muito diferentes, gerando resultados distintos para réus e autores de ações a depender de para qual delas os casos forem encaminhados.

Nesta terça-feira (21), Fux, que votou alinhado ao bolsonarismo no processo do golpe, pediu para mudar da Primeira Turma para a Segunda, onde deve compor uma maioria com André Mendonça e Nunes Marques, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os outros membros, Gilmar e Dias Toffoli, ficariam em minoria no colegiado.

A Segunda Turma seria, assim, mais receptiva a pleitos da direita e temas conservadores, ao contrário da Primeira, que tem hoje Cristiano Zanin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia, além do próprio Fux.

Pessoas que acompanham o dia a dia do tribunal avaliam também que Gilmar poderia fazer um momento em reação ao de Fux, seu desafeto.

Decano da corte, ele poderia mudar para a Primeira Turma, justamente na vaga de Fux, evitando assim a situação desconfortável de ser derrotado frequentemente pelo rival.

O futuro indicado à corte por Lula, por sua vez, preencheria o lugar hoje de Gilmar na Segunda Turma.

Troca de turma de Fux dá força para Kassio em novo arranjo no STF

A mudança do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) pode dar mais força ao ministro Kassio Nunes Marques em um colegiado dominado nos últimos anos pelo decano do tribunal, o ministro Gilmar Mendes.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Supremo, Kassio não se alinhou a nenhuma das correntes da corte. Sua atuação é comparada a um pêndulo: ora vota com André Mendonça, ora forma maioria com Gilmar e Dias Toffoli.

A posição de Kassio na Segunda Turma deve garantir a ele o voto decisivo em julgamentos no Supremo e colocá-lo como peça-chave para a nova relação de forças do tribunal.

Um eventual alinhamento de Kassio com Fux e Mendonça pode garantir maioria na turma e dar ao trio um poder até então considerado pouco provável, diante das derrotas deles em processos julgados no plenário do Supremo. Com informações da Folha de São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Novas regras para cursos de Medicina dividem faculdades particulares
Senadores insistem no nome do colega Rodrigo Pacheco para ministro do Supremo
https://www.osul.com.br/segunda-turma-do-supremo-tera-maioria-de-ministros-alinhados-a-teses-bolsonaristas-ao-contrario-da-primeira/ Segunda Turma do Supremo terá maioria de ministros alinhados a teses bolsonaristas, ao contrário da primeira 2025-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar