Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de novembro de 2025
Nesta data os consumidores buscam boas ofertas, reforçando o papel importante que a Black Friday vem desempenhando no comércio gaúcho
Foto: ReproduçãoA Black Friday ocorre no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês, e vai movimentar a economia na reta final do ano. Nesta data os consumidores buscam boas ofertas, reforçando o papel importante que a Black Friday vem desempenhando no comércio gaúcho e brasileiro desde que passou a ser adotada no Brasil.
Na avaliação da FCCS-RS (Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul), a Black Friday possibilita aos comerciantes gaúchos traçarem uma estratégia que faça o consumidor realizar suas compras nas lojas físicas, além de poderem reduzir estoques, angariar novos clientes e potencializar vendas com produtos abaixo do preço e outros que não estão em promoção.
“Consolidada no calendário do comércio, a Black Friday está cada vez mais modificando o comportamento dos consumidores, que aproveitam essa ocasião para já comprar alguns presentes que serão entregues no Natal, por exemplo. Sendo assim, é um momento onde os lojistas podem construir relacionamentos duradouros com os clientes”, ressalta o presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch.
Nesse sentido, o dirigente lembra que é fundamental que os comerciantes conheçam as tendências e prepararem-se adequadamente para aproveitar ao máximo essa data.
“Estratégias de fidelização de clientes, atendimento personalizado, condições especiais de pagamento e uma divulgação eficaz são fatores fundamentais para se obter bons resultados na data. Ainda, o crescimento da preferência dos consumidores pelas lojas físicas garante o contato direto com o produto e um atendimento personalizado para cada necessidade deles. Por isso, é interessante que eles tentem efetuar suas compras na lojas das cidades onde residem, a fim de fortalecer a economia local”, avalia o presidente da FCCS-RS.
A FCCS-RS estima que as vendas no Rio Grande do Sul, somando as compras em lojas físicas e nos canais online, possam chegar a casa dos R$ 4 bilhões, resultado que se estrutura em fatores como os bons indicadores de empregabilidade no estado, o pagamento do 13o salário para funcionários públicos e da iniciativa privada, além da aquisição de produtos de maior valor agregado.
Vitor Augusto Koch aponta que os produtos que tradicionalmente têm a preferência do consumidor nessa data seguem liderando o raking de procura.
São eles os eletrodoméstico, como TVs, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado e máquinas de lavar; aparelhos eletrônicos como smartphones, notebooks e tablets; brinquedos; artigos de moda e de beleza, roupas, calçados e vestuário em geral.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul