Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Compartilhe esta notícia:

Droga estava oculta em uma carga de colágeno hidrolisado de origem bovina e seguia para Alemanha. (Foto: Divulgação)

A Receita Federal apreendeu, na segunda-feira, 405kg de cocaína que seguiriam do Porto de Santos (SP) para Hamburgo, na Alemanha. A droga estava escondida em um carregamento de treze toneladas de colágeno hidrolisado de origem bovina e foi interceptada durante operação realizada por equipes da Alfândega do Porto de Santos, da Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em São Paulo.

“Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista. Outra ferramenta importante é a participação dos cães farejadores da Receita Federal. Durante a fiscalização dessa segunda-feira, 17 de novembro, cães de faro da Alfândega de Santos, da Alfândega de Viracopos e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em São Paulo estiveram presentes e sinalizaram positivamente para a presença de drogas. Atuar em diferentes ambientes faz com que os cães de faro possam aprimorar suas habilidades e aumentem sua eficiência na detecção de ilícitos”, informou o órgão.

A Polícia Federal foi acionada para periciar o local. A investigação será conduzida em inquérito policial. Em 2025, a Receita apreendeu 14 cargas contendo entorpecentes no Porto de Santos, totalizando 6,4 toneladas de drogas detidas.

Guarulhos

Em outra frente, na terça-feira (18), a equipe de plantão da Divisão de Conferência de Bagagem da Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), durante procedimento de controle aduaneiro de voo Bogotá/Guarulhos, identificou, com o uso de equipamento de raio-X, 32,24 kg de entorpecentes, acondicionados em 2 malas pertencentes a passageira proveniente de voo internacional oriundo de Estados Unidos da América, com escala na Colômbia.

No teste, a droga encontrada apresentou indícios compatíveis com skunk, cujo valor estimado é de aproximadamente R$ 2,418 milhões.

Após a retenção, as drogas foram devidamente encaminhadas para a autoridade policial e a passageira foi presa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Único senador dos Estados Unidos na COP30 diz que as nações devem enfrentar Trump
https://www.osul.com.br/receita-federal-apreende-quase-meia-tonelada-de-cocaina-no-porto-de-santos/ Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos 2025-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar