Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2025
A audiência de custódia é uma etapa obrigatória após prisões
Foto: Carlos Moura/Agência SenadoO ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes marcou para as 12h deste domingo (23) a audiência de custódia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme a decisão que decretou a prisão preventiva do ex-presidente, o procedimento será realizado por videoconferência na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília, para onde Bolsonaro foi levado na manhã deste sábado (22).
A audiência de custódia é uma etapa obrigatória após prisões e serve para verificar se a ordem foi cumprida de forma legal e para avaliar as condições físicas do preso. A audiência não tem como propósito discutir o mérito da acusação ou a decisão que justificou a prisão.
Bolsonaro foi preso preventivamente após pedido da PF para garantir a ordem pública depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou uma vigília na frente da casa do pai.
Ao decretar a prisão, Moraes considerou que havia risco de fuga por parte do ex-presidente e afirmou que ele violou a tornozeleira eletrônica.